mcafee deepfake detector é nova ferramenta para detecção de deepfake mcafee deepfake detector é nova ferramenta para detecção de deepfake

McAfee Deepfake Detector: Conheça a nova ferramenta para detecção de vídeos falsos

Loading...

Cada dia, os vídeos, áudios e imagens gerados ou modificados por IA se tornam mais realistas, e, embora essa seja uma tecnologia bastante impressionante, também pode se tornar preocupante. Pensando nisso, a McAfee, empresa de cibersegurança, desenvolveu uma nova ferramenta para identificar deepfakes, a McAfee Deepfake Detector.

Essa nova ferramenta visa desmascarar vídeos deepfake, ou seja, vídeos com áudios gerados por IA, a fim de combater a desinformação que esse tipo de conteúdo pode causar. A empresa também lançou uma central de checagem de fatos e um teste para reconhecer áudios gerados por IA.

O McAfee Deepfake Detector é exclusivo para o app da McAfee em PCs Lenovo que possuam NPU (Neural Processing Unit), e seu funcionamento é simples. Basicamente, o Deepfake Detector usa o hardware da máquina para reconhecer a presença de áudio modificado por inteligência artificial em vídeos, dispensando análise manual.

O funcionamento é automático: basta reproduzir um vídeo que tenha passado por algum tipo de manipulação para que o software emita um alerta ao usuário.

mcafee deepfake detector acaba de ser lançado

Para “treinar” a ferramenta, a McAfee utilizou aproximadamente 200 mil amostras de áudios. Vale ressaltar que todo o processo é feito localmente, o que torna o processo mais seguro para o usuário, sem expor seus dados. Inclusive, a empresa não coleta o áudio do usuário, sendo possível desativar a ferramenta.

A novidade é paga e, por enquanto, só está disponível em inglês. Como mencionado antes, no momento ela é exclusiva para computadores Lenovo com NPU, e em breve deverá ser liberada a lista de modelos compatíveis.

Loading...

A empresa também está promovendo a ferramenta para clientes da Austrália, EUA e Reino Unido: aqueles que comprarem um notebook Lenovo (compatível com a tecnologia) a partir de 21 de agosto receberão uma licença de 30 dias de teste da novidade, e depois disso será possível assinar anualmente por US$ 9,99.