A Xiaomi anunciou oficialmente o HyperOS 2.0, sua nova versão de sistema operacional baseada no Android 15. Apresentado nesta terça-feira (29), o HyperOS 2.0 promete uma experiência aprimorada para os usuários, com novos recursos de inteligência artificial (IA) que abrangem desde interatividade com imagens até funcionalidades avançadas de escrita e tradução.
Destaques e funções baseadas em IA
Entre as principais novidades está a possibilidade de customizar a tela de bloqueio com imagens dinâmicas, que podem interagir com elementos na foto e usar efeitos de desfoque e profundidade.
A IA do HyperOS 2.0 analisa vídeos e imagens da galeria para sugerir papéis de parede interativos personalizados. Além disso, o sistema traz o Image Playground, uma ferramenta que permite criar figuras em alta resolução com base em descrições textuais.
A nova versão dos sistema operacional também introduz ferramentas como AI Writing, AI Translation e AI Memo Recording, voltadas para tarefas de escrita, tradução de conteúdos e transcrição de áudios, respectivamente.
Com o novo assistente Super Xiao AI, os usuários podem interagir com o sistema por comandos de texto e voz, receber respostas contextuais e controlar dispositivos do ecossistema Xiaomi.
Melhorias de desempenho e compatibilidade
O HyperOS 2.0 traz melhorias de desempenho com novos algoritmos de computação heterogênea, otimizando a distribuição de recursos entre CPU e GPU.
Segundo a Xiaomi, as animações e efeitos visuais são processados até 12 vezes mais rápido, proporcionando transições mais suaves e melhor aproveitamento da bateria.
Inicialmente, o HyperOS 2.0 estará em fase beta em alguns dispositivos, incluindo Xiaomi 14, Xiaomi 14 Pro e Redmi K70 Ultra. No entanto, a Xiaomi indicou que algumas funcionalidades avançadas de IA podem ser exclusivas para o mercado chinês.
Lançamento e disponibilidade
Ainda não há uma data definida para o lançamento global do HyperOS 2.0, mas a Xiaomi deve expandir a disponibilidade do sistema operacional ao longo de 2025, priorizando inicialmente os usuários na China.