Há pouco mais de um mês, mais de 20% da equipe da Cyanogen Inc. foi demitida, sendo que a grande maioria destes trabalhava diretamente no desenvolvimento do Cyanogen OS. Essa ação por si só deu a entender que estava havendo uma grande mudança estratégica por parte da empresa. Especulava-se que a empresa passaria a focar no desenvolvimento e criação de aplicativos, e foi aí que a coisa toda começou.
Logo após isso, o CEO da Cyanogen Inc., Kirt McMaster se posicionou sobre o assunto das demissões através de suas redes sociais:
“É muito triste. Tivemos que nos despedir de algumas pessoas maravilhosas esta semana. Startups e interrupções são brutais.”
Além deste comentário, McMaster ainda desmentiu que a empresa estaria mudando de estratégia:
“A Cyanogen não está mudando para aplicativos. Nós somos uma companhia de SO e a nossa missão é criar um Android Open Source para todos. Os alarmes falsos foram surpreendentes.”
Ainda, para complementar todas essas informações, Steve Kondik, fundador da Cyanogen Inc. também se posicionou e comentou a respeito do futuro da ROM customizada, dizendo que:
“A CyanogenMod não irá desaparecer, e a Cyanogen Inc. não está desistindo do objetivo de liberar a CyanogenMod para um número maior de usuários.”
Ao que tudo indicada até aí, o futuro da CyanodenMod e o OS da Cyanogen Inc. continuariam caminhando rumo ao futuro.
Mas e agora? Quase dois meses após essas declarações, o próprio Kondik disse que “vai haver pouco, ou nenhum envolvimento da Cyanogen Inc. com o projeto desta vez. Eu estou fazendo muito por minha conta para tentar continuar nos levando para frente”, contradizendo o que havia sido dito anteriormente.
Levando essa sucessão de acontecimentos em consideração, podemos imaginar que unicamente a comunidade de desenvolvedores ficará novamente encarregada pelo desenvolvimento da CyanogenMod, assim como anteriormente já faziam, sempre tentando trazer aos usuários a melhor parte das versões mais recentes do Android.
Mas e você, o que espera agora da CyanogenMod após essas declarações?
Fonte: Android Police