Nova placa gráfica AMD Radeon RX 6900 XT Nova placa gráfica AMD Radeon RX 6900 XT

Radeon RX 6900 XT vale a pena? Veja a ficha técnica completa

A placa de vídeo Radeon RX 6900 XT foi lançada pela AMD em dezembro do ano passado, e ela, junto com o restante da família RX 6000, marcou o retorno da fabricante ao mercado de placas de vídeo top de linha.

Dentre os modelos lançados pela marca, a RX 6900 XT é a GPU mais poderosa, e promete rodar praticamente qualquer game, mesmo aqueles em 4K e no ultra, o que não é pouco.

Além disso, a Radeon RX 6900 XT é capaz de acelerar os efeitos do Ray Tracing graças a um hardware dedicado, sendo 80 núcleos RT apenas para os cálculos de inserção de raios de luz na placa.

Especificações Técnicas

A nova GPU top de linha da AMD foi produzida com arquitetura RDNA2, e é uma alternativa a altura das placas de vídeo mais potentes da Nvidia, uma de suas principais concorrentes, e também uma das favoritas dos usuários.

O processador gráfico da Radeon RX 6900 XT, que é designado como Navi 21 XTX, e é composta por 5.120 processadores stream, organizados em 80 unidades computacionais.

AMD radeon
A RX 6900 XT pode rodar quase qualquer game sem problemas, em 4K e no ultra!

O clock base desses núcleos é de 1.825 MHz, e o turbo vai até 2.250 MHz. Ainda de acordo com a AMD, o Game Boost deve garantir que os games rodem em torno de 2.015 MHz.

Também vale ressaltar que a GPU da AMD conta com 16 GB de VRAM em GDDR6, e a comunicação entre a GPU e o processador gráfico é garantida por uma interface de 256 bits, sendo que a troca de dados é feita a uma velocidade de 512 GB/s.

Outro destaque da Radeon RX 6900 XT é o Infinity Cache, que é um sistema de gerenciamento de memória interna do processador, e acaba amenizando a necessidade de uma RAM dedicada de alta velocidade.

Desempenho e consumo

No que se refere ao seu desempenho, temos algo que pode se comparar a GeForce RTX 3080, da Nvidia. Embora o perfil da placa da AMD seja mais similar à RTX 3090, sua performance em reviews e benchmarks nos diz que ela não é tão potente quanto ao modelo mais potente de sua rival.

É provável que o problema esteja relacionado à otimização dos games nas placas de vídeo da Nvidia, deixando a placa da AMD um pouco para traz. Apesar de perder para sua concorrente, a Radeon RX 6900 XT ainda tem um bom desempenho, e se sai bem executando quase qualquer jogo.

Radeon RX 6900 XT
A RX 6900 XT possui dois recursos exclusivos, o Rage Mode e o Smart Acess Memory.

Seus recursos também são vantajosos. Para começar, a RX 6900 XT possui o Rage Mode, que é uma ferramenta de overclock que permite ajustes de performance até para usuários iniciantes, e sem violar a garantia da placa.

Outro recurso exclusivo da Radeon RX 6900 XT é o Smart Acess Memory, que permite que a placa acesse a mesma RAM do sistema em computadores com processadores Ryzen de última geração, o que também contribuirá com o desempenho da GPU.

Quem deve comprar uma Radeon RX 6900 XT?

A nova placa de vídeo top de linha da AMD tem alta capacidade, oferecendo um bom desempenho e uma boa performance, junto com recursos exclusivos, sendo capaz de rodar games em 4K com as configurações gráficas no máximo.

Mas ela não é destinada apenas ao público gamer. Por oferecer uma excelente performance, ela é ideal para quem precisa realizar diversas atividades simultaneamente.

Profissionais que utilizam softwares para edição de vídeo e imagem, e modelagem 3D podem se beneficiar muito ao escolher a Radeon RX 6900 XT, pois não terão problemas ao executar suas atividades.

Preço

A RX 6900 XT ainda não está disponível no Brasil de forma oficial, mas deve chegar em breve. Porém, quem estiver interessado na placa da AMD pode optar pela importação. O valor pedido pela nova Radeon no mercado internacional é de US$ 999, algo em torno de R$ 5.076.