O Telegram e o Signal tiveram um grande aumento no número de downloads após a mensagem do novo termo de privacidade do WhatsApp. Na prática, as normas já são vigentes desde 2016, mas só agora a maioria dos usuários começaram a tomar ciência dela, já que o app começou a solicitar a autorização de cada perfil.
Dessa maneira, o aplicativo recebe permissão para compartilhar os dados recebido pelo mensageiro com o próprio app do Facebook. Consequentemente, uma grande parcela dos usuários ficaram insatisfeitos com a notícia e começaram a migrar para outros aplicativos.
E então que entra o aumento de downloads dos dois aplicativos, tanto na App Store quanto na Google Play Store. O Signal já atingiu o primeiro lugar na loja da Apple em 44 países no último domingo (10), antes o app sequer aparecia no top 100 da App Store. Na Google Play Store, o app liderou em 14 países no mesmo dia e também não tinha aparecido entre os 100 primeiros antes.
No caso do Telegram, o aplicativo já contava com 500 milhões de usuários e no último domingo, o mensageiro atingiu o primeiro lugar em downloads na Play Store em 20 países diferentes, enquanto na App Store a aplicação liderou em 29 mercados.
Antes o Telegram já figurava o top 50 de downloads na App Store há um tempo, mas atingiu a liderança nos últimos dias, assim como aconteceu nos Estados Unidos.