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Playstation 5: Novos detalhes dos controles VR surgem na web

A Sony passou a divulgar as primeiras informações referente aos novos controles VR que vão acompanhar os jogos do Playstation 5. Sendo assim, agora temos imagens e também algumas funções envolvendo os controles.

Com as mudanças realizadas, agora será possível ter uma maior imersão ao se conectar em games de realidade virtual. E um dos pontos positivos é que isso incluí sensações na palma das mãos ao jogar.

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O novo controle conta com um design em formato de orb, desenvolvido para entregar uma melhor ergonomia e usabilidade. O foco do dispositivo é passar ao jogador sensações enquanto ele joga, com isso temos alguns recursos:

  • Gatilhos adaptáveis: cada controle de VR (tanto o esquerdo quanto o direito) contam com um botão de gatilho adaptável que adiciona uma tensão variada quando pressionado, semelhante ao do controle DualSense. No PS5, por exemplo, existe a tensão nos botões L2 ou R2 ao pressioná-los, tal como quando você puxa o arco para atirar uma flecha. Quando você usa esse tipo de mecânica e o aplica à realidade virtual, a experiência é amplificada ao próximo nível.
  • Resposta tátil: a resposta tátil do novo controle será otimizada para seu fator de forma, tornando cada sensação no mundo do jogo mais impactante, com mais texturas e detalhes. Quando você estiver atravessando um deserto rochoso ou trocando golpes em um combate corpo a corpo, você sentirá a diferença, ampliando a extraordinária experiência visual e de áudio, que são tão essenciais para VR.
  • Detecção de toque de dedo: o controle pode detectar seus dedos sem qualquer pressão nas áreas onde você coloca o polegar, o indicador ou o dedo médio. Isso permite que você faça gestos mais naturais com as mãos durante o jogo.
  • Acompanhamento: o controle de VR é acompanhado pelo novo headset VR por meio de um anel de acompanhamento na parte inferior do controle.
  • Botões de ação/direcionais analógicos: o controle esquerdo contém um direcional analógico, os botões em formato de triângulo e quadrado, um botão “grip” (L1), um botão de gatilho (L2) e o botão de criação. O controle direito contém um direcional analógico, os botões em formato de cruz e círculo, um botão “grip” (R1), um botão de gatilho (R2) e o botão de opções. O botão “grip” pode ser usado para pegar objetos no jogo, por exemplo.

E quando chegará?

A Sony comunicou que os protótipos dos novos kits VR serão enviados em breve aos desenvolvedores, o que significa que ainda vai levar um tempo para ver esse equipamento esteja disponível.