Na última terça-feira (23), a Microsoft começou a disponibilizar uma nova atualização para o Windows 11. Conhecida como Moment 3, a compilação traz novos recursos para o sistema operacional, além de correções de segurança.
Melhorias na Barra de Tarefas
Um dos pontos de destaque do update é a melhoria na barra de tarefas, que agora conta com um indicador de VPN, que permite ao usuário ver se está conectado a uma rede virtual privada. Quando a VPN está ativa, um ícone de escudo aparece sobreposto ao ícone de conexão de rede.
Outra novidade na barra de tarefas é um botão para copiar códigos de autenticação de dois fatores (2FA), caso o recurso esteja habilitado em programas instalados no computador ou em celulares conectados ao PC. Isso permite transferir o código diretamente da notificação para o campo de login.
Teclado Virtual e Segurança
O Windows 11 Moment 3 também oferece maior controle sobre as configurações do teclado virtual, substituindo a caixa de seleção “Mostrar o teclado sensível ao toque quando não há teclado conectado” por um menu suspenso com três opções. No campo de segurança, o update inclui uma camada extra de proteção contra phishing e o uso de senhas não seguras.
Integração com Microsoft Pluton e outras Novidades
Além disso, a nova compilação traz maior integração com o processador Microsoft Pluton, reforçando as defesas contra malwares, ataques de hardware e tentativas de roubo de credenciais de acesso. Outras novidades incluem suporte a 21 novos idiomas para legendas ao vivo, melhorias nos recursos de acessibilidade e a estreia do Bluetooth Low Energy Audio, que promete melhorias em músicas, vídeos e chamadas com baixo consumo de energia.
Como atualizar?
O Windows 11 Moment 3 está disponível para todos os usuários da versão mais recente do sistema. Como é um update opcional, é necessário baixar e instalar a compilação manualmente. Isso pode ser feito através do menu “Configurações” do PC, em “Windows Update” e “Verificar se há atualizações”.