jackie chan stuntmaster jackie chan stuntmaster

Jackie Chan Stuntmaster – Game Review

Você pode nunca ter jogado, mas com certeza já ouviu falar deste clássico do PS one. Jackie Chan Stuntmaster ilustrou as manhãs, tardes e noites de muitos garotos e garotas, mas, para alguns viciados em games igual a mim, a madrugada também se transformava em uma jogatina sem fim.

Lançamento: 28/ 03/ 2000

Publicado: Midway

Desenvolvido: Radical Entertainment Inc.

Plataforma: Play Station

Jogadores: 1

Gênero: Ação

Jackie Chan Stuntmaster contava com uma boa dose de pancadaria e humor, em lutas mano a mano ou armado com uma grande variedade de objetos, que iam de boias até panelas.

O personagem principal, óbvio que não seria ninguém menos que Jackie Chan com suas acrobacias e trapalhadas durante todo o game, que se passa em vários lugares da cidade inclusive China Town e o Esgoto. O jogo conta com 5 fases, cada fase com 3 níveis e um “boss”.

História:

Em Jackie Chan Stuntmaster, o protagonista faz o papel de um entregador. Certo dia enquanto está jantando Jackie observa que seu avô conversa com alguns homens e posteriormente é sequestrado. Jackie levanta-se imediatamente e então começa uma busca desesperada pelo avô sumido. Após esta cena somos apresentados a primeira fase do game.

Jackie em uma das cenas do game. (Foto: hardcoregamming)

Fases:

China Town

A primeira fase do game se passa na área chinesa da cidade. Por ser o começo do game não existem muitas dificuldades e servem mais para pegar as manhas dos controles, aprender sobre os cenários e objetos que podem ser utilizados.. Nas primeiras fases de Jackie Chan Stuntmaster também vemos uma espécie de mini game que vou explicar mais pra frente.

No final do 3° nível nos deparamos com um Chefe de cozinha chamado de “Chef”.

Primeira fase do game China Town. (foto: gamesradar).

Waterfront

A segunda fase de Jackie Chan Stuntmaster se passa no porto e em alguns navios. Nessa altura do game ja deu para se acostumar com os controles e pegar algumas manhas na hora dos combates, então os níveis já oferecem alguns desafios que requerem alguma agilidade do jogador. O boss é um cara bem forte que usa uma barra de ferro bem grande (para não dizer enorme) para te acertar.

Tem que ser muito corajoso para enfrentar um cara desse tamanho. (Foto: gameview).

Sewer

A terceira fase de Jackie Chan Stuntmaster se concentra no sistema de esgoto e também nos trens do metrô. Nestes níveis ja existem desafios bem difíceis para alguns jogadores. Na minha opinião, principalmente nas partes dos trens, onde é preciso certa habilidade para combinar os saltos de um trem para outro, ao mesmo tempo que estamos enfrentando dois ou três inimigos de uma só vez. Agora só resta o boss. Uma figura com luvas de boxe que pode dar socos bastante dolorosos em jackie. Cuidado com essa cara haha.

Esta figura usa luvas de boxe e seus golpes são potentes.

Roof Top

Uma das fases mais divertidas de Jackie Chan Stuntmaster. Os níveis de Roof Top se passam nas alturas. Coberturas, sacadas, plataformas e em alguns minutos dentro dos andares mais altos dos prédios. Os níveis já estão bem mais difíceis e os inimigos bem mais fortes, porém, o jogador com certeza já aprendeu tudo ou quase tudo para enfrentar os adversários que encontra pelo caminho. O chefão é outra figura marcante, um dançarino de discoteca bastante rápido e chato, que com certeza deu ou dará muito trabalho para ser vencido.

Roof Top, uma das fases mais divertidas de Jackie Chan Stuntmaster (Foto:: youtube).

Factory

Sim meus caros, a ultima fase de Jackie Chan stuntmaster. Os últimos 3 níveis se passam em uma fábrica. Aqui o jogador precisará usar tudo o que aprendeu. Tanto nos combates, quanto pelos diversos desafios que o próprio cenário proporciona. Com diversas esteiras que estão por todos os níveis, é certo que um descuido aqui implicará em game-over, sendo que muitas delas te derrubam buracos. O ultimo boss é um homem de kimono verde chamado Dante.

Factory pode ser um verdadeiro desafio. Os níveis são recheados de obstáculos.

Mini game e fase bônus

Durante todas as fases e níveis o jogador tinha a missão secundária de recolher dragões que estavam espalhados pelo decorrer do cenário, e alguns eram difíceis de encontrar ou coletar. Cada fase contém 30 dragões vermelhos e as vezes um dragão dourado. Coletando todos os dragões o jogador ganha recompensas como, mais dragões e vidas extras.

Alguns dragões estão em lugares quase impossíveis de alcançar. (Foto: Emuparadise).

Após coletar alguns dragões, era possível jogar em uma nova fase: Temple of Shaolin.

Uma fase onde muitos adversários atacam de uma vez. e que se for concluída com êxito, libera o making of de Jackie Chan Stuntmaster.

Temple os Shaolin. Fase bônus. (Foto: youtube).

Gráficos.

Os gráficos do game não são nada realistas, assim como quase todos os jogos do PS one, mas olhando o personagem de perto é possível encontrar alguma semelhança entre o Jackie virtual e o real.

Virtual. (foto: popscreen) Real. (Foto: undercovermillionaires).

Jackie Chan Stuntmaster se passa inteiramente durante a noite, e mesmo com a falta de realismo, os gráficos estão bem detalhados com luz e sombra, tornando o Jackie Chan Stuntmaster suave aos olhos e deixando suas cenas muito fáceis de entender. Ponto positivo para a câmera, que fica distante o bastante para enxergar-mos boa parte da tela, e perto o bastante para não perdermos os detalhes dos combates.

Trilha sonora

A trilha sonora também merece ser destacada, pois em vários cenários as musicas são bem animadas de acordo com o que se passa, enquanto em outros níveis a musica se transforma trazendo mais suspense as cenas.

Jogabilidade

Estaria mentindo se falasse mal da jogabilidade, os controles são bem simples, o que torna as coisas mais fáceis, triângulo chuta, quadrado soca, x pula, bola agarra inimigos e pega objetos, R1 usa um contra ataque e L1 rola. As manhas estão em criar os combos mais difíceis usando socos, chutes e agarrões, assim, ganhando mais pontos.

Conclusão

Jackie Chan Stuntmaster, é um dos games mais divertidos do PS one. O próprio Jackie ajudou a produzi-lo com algumas ideias e movimentos. Então , se você é fã das aventuras do Jackie esse game é um prato cheio. Repleto de cenas engraçadas e de bom humor, posso dizer com todas as letras que esse é um jogo que vale a pena jogar, seja em seu PS one relíquia, ou em emulador. Não importa se for jogado para conhecer este clássico ou para relembra-lo a diversão é garantida.