A Xiaomi fez o anúncio oficial do HyperOS, seu novo sistema operacional que chega para substituir a interface MIUI.
Revelado durante o evento de lançamento do Xiaomi 14, o sistema traz uma série de recursos inovadores que prometem transformar a experiência do usuário em vários dispositivos da marca.
Sete anos em desenvolvimento
O HyperOS não é um projeto de curto prazo; ele levou sete anos para ser desenvolvido. Baseado no Linux e no sistema proprietário Vela, o novo sistema operacional será lançado globalmente em 2024. A empresa descreve o HyperOS como uma “reconstrução” completa do sistema anterior.
Um dos principais destaques do HyperOS é o HyperConnect, uma estrutura de conectividade cross-end que permite uma integração mais eficiente entre diferentes dispositivos da Xiaomi.
O sistema foi projetado para adaptar-se automaticamente às necessidades do usuário, utilizando informações como ambiente, visão, som e comportamento para oferecer uma experiência mais personalizada.
Desempenho otimizado e espaço de armazenamento
O novo sistema já vem pré-instalado na linha Xiaomi 14 e é compatível com mais de 200 plataformas de processadores, incluindo os da Qualcomm e MediaTek.
Um dos pontos de destaque é que o HyperOS ocupa menos espaço de armazenamento que sistemas concorrentes, como o iOS, chegando a 8,75 GB no Xiaomi 14 Pro.
A interface do HyperOS foi completamente remodelada. Além de novos widgets interativos, a “Central de Controle” também foi atualizada com ícones arredondados e widgets contextuais.
Por exemplo, se o usuário estiver próximo a suas lâmpadas inteligentes, atalhos para elas serão exibidos imediatamente.
Recursos adicionais
O HyperOS também traz uma série de outros recursos, como suporte para diferentes tamanhos de RAM, que variam de 64 KB até 24 GB.
Ele permite a visualização da câmera do carro pelo celular e a transferência de conteúdo de um dispositivo para o outro, além de ser compatível com uma variedade de dispositivos, incluindo relógios como o Xiaomi Watch S3 e TVs como a Xiaomi TV S Pro 85″ miniLED.
Avanços em Inteligência Artificial
O sistema introduz o HyperMind, um centro cognitivo que utiliza IA generativa para uma série de tarefas.
Ele pode reconhecer desenhos simples e transformá-los em imagens mais detalhadas, gerar legendas em tempo real para reuniões e chamadas, e até criar “personas” a partir de fotografias do usuário.