A Qualcomm revelou nesta sexta-feira (17) o Snapdragon 7 Gen 3, um processador inovador destinado a elevar o desempenho de tablets e smartphones intermediários. Este chip, construído com uma arquitetura de 4 nm, promete ser um divisor de águas no mercado de dispositivos móveis.
O Snapdragon 7 Gen 3 chegará ao mercado em dezembro deste ano, marcando sua estreia em modelos de smartphones das marcas chinesas vivo e Honor. Espera-se que outras fabricantes de dispositivos Android também adotem este processador ao longo de 2024.
Desempenho e Eficiência
O novo chip da Qualcomm se destaca por oferecer um desempenho 15% superior ao seu antecessor, o Snapdragon 7 Gen 2, graças ao seu núcleo Prime com velocidade de clock de 2,63 GHz. Além disso, conta com três núcleos de desempenho de 2,4 GHz e quatro núcleos de eficiência de 1,8 GHz.
A Qualcomm também enfatizou um aumento de 50% no desempenho da GPU e 60% na eficiência de recursos de inteligência artificial (IA) por watt consumido em comparação com a geração anterior. Isso se traduz em processamento mais rápido e eficiente de dados, com menor consumo de energia.
Melhorias em fotografia e jogos
O Snapdragon 7 Gen 3 traz melhorias significativas para a fotografia, com redução de ruído e detecção de rosto mais precisa. Para os entusiastas de jogos, a nova GPU Adreno suporta maiores resoluções e é compatível com displays de até 144 frames por segundo.
Em termos de conectividade, o processador inclui um modem Snapdragon X63 5G, capaz de alcançar downloads de até 5 Gbps.
Além disso, oferece suporte para captura de vídeo 4K HDR, fotos no formato Google Ultra HDR do Android 14 e reprodução de Áudio Espacial.