Nos anos 90 a geração dos consoles 16Bits dominava, pois, estávamos sob o Reinado de Dois Consoles: Sega Gênesis (Mega Drive) e o Super Nintendo (Snes) quem não tinha um tinha o outro, afinal, quem em sua infância não jogou Super Mario Word ou Sonic the Hedgehog? Eu que vos falo hoje, com 22 anos de idade nas costas, confesso que nunca fui fã de vídeo game, tanto que só ganhei o meu primeiro console com 12 anos (ano de 2000) e era justamente o Mega Drive.
Esta semana me deparei com um aparelho que nem fazia ideia que existia, um Mega Drive portátil, fiquei tão impressionado com o aparelho que tive que comprá-lo (ora, vinha com 100 jogos na memoria, e hoje depois de 7 dias , lhes trago uma análise completa do Mega Drive Portátil ou MD Portable, confira logo abaixo todos os detalhes em relação a esse console, especificações técnicas, imagens e o que eu achei realmente da experiência de uso do dispositivo.
O Mega drive portátil
Hardware e Especificações Técnicas
– Bateria Interna Recarregável e Cabo USB para recarga na tomada ou no computador
No teste de durabilidade da bateria, ela durou 3:40h Direto. Isso é bom, dá pra ir curtindo uma viagem de Ônibus tranquilamente enquanto jogamos o seu Mega drive portátil. Referente a Carga, todavia, ela é demorada, demora de 2 a 3 horas de carregar completamente.
– Saída A/V Para Conexão na TV
A Saída Audio/Vídeo com o respectivo cabo funciona na Tv tranquilamente, todavia, a TV tenha a conexão e funcione a configuração de cores Pal-M se não tiver, desfrute da Tela LCD do seu Mega drive portátil mesmo.
– Tela LCD de 2,8″
Se não tiver uma luz um pouco alta. Várias vezes tive que parar de jogar no ônibus porque o reflexo da luz do sol não me deixava ver nada na tela do Mega Drive Portátil. Tentarei colocar uma película fosca para ver se isso melhora. apesar da iluminação da tela não ser muito boa.
– Entrada para cartão de memoria
A entrada de cartão de memoria reconheceu um cartão de 8GB tranquilamente. Mais adiante falarei sobre essa funcionalidade especificamente adiante.
– Entrada para fone de ouvido
Boa entrada, o som não deixa a desejar para o som da época e todos os fones testados funcionaram perfeitamente no Mega Drive Portátil.
– Processador 16Bit
Basicamente um processador para rodar as Rom’s no Mega drive portátil.
– Botões
Direcional “Pad” comum e botoes que simulam os controles 6 botões do Mega Drive “ABC-XYZ” algo muito legal e Nostalgico de se usar.
– Dimensões
Altura: 20 mm
Largura: 65 mm
Profundidade: 150 mm
Peso: 0,267 Kg
Cores: Preto e laranja.
– Conteúdo da Caixa
– 1 Mega drive portátil com bateria interna
– 1 cabo AV
– 1 Cabo USB
– Adaptador bivolt para USB
Software, Jogos e Cartão de Memória
Com 100 jogos na memoria é fácil se divertir, muitos jogos da lista são clássicos: Sonic, the Revenge of shinobi, Golden Axe, Strider, Alex Kidd entre outros, porém, é rapidamente enjoativo, pois não tem Save State.
Veja a seguinte situação: você tem 30 minutos dentro de um ônibus, você entra e se senta, liga seu mega drive portátil e começa a desfrutar de um bom RoadRash II; passa algumas corridas e logo você vê que precisa descer, ai meu caro, começa o dilema.
Sem save state se você desligar, perderá todo o progresso, o que torna o portátil algo casual infelizmente. Se você quiser jogar o jogo para “Zerar” ou “Salvar” prepare-se para ter que ficar HORAS na frente do Mega Drive portátil, todavia, se tivéssemos tempo para tal façanha, eu sentaria na frente da TV e jogaria no Mega drive Original. A falta do bendito Save State é a MAIOR falha do aparelho.
Falando do Cartão de memoria, um simples de 2GB esta de bom tamanho. Mas o aparelho reconhece tranquilamente cartões de 8GB. Para se colocar jogos no cartão de memória e rodar no Mega drive portátil vem outro problema, ele não lê outro formato que não seja o arquivo com a extensão “.bin” e a maioria das ROM’S são extensão “.SMD” ou “.MD”.
Ou seja, você terá que converter para “.bin” as ROMS e nem sempre dá certo. a conversão pode ser feita mas na hora de jogar aparece a mensagem: invalid file format. O que me deixou realmente bem desapontado por dois motivos, alguns jogos que eu estava ansioso para jogar, e que não tinham no game não rodaram e foi bem complicado encontrar um software que converta os jogos para rodar no Mega Drive portátil.
Conclusão
Muitas horas foram e MUITAS outras serão gastas nesse Mega drive portátil, mas menos que o esperado (infelizmente). Muito devido a falta de aspectos importantes (abordados logo acima no review) para deixar alguém mais velho e com menos tempo sempre voltando para o Mega Drive Portátil.
Realmente ele foi feito para crianças que tem mais tempo para se divertir e não para velhos marmanjos que queiram zerar jogos antigos da sua infância. No geral ele é razoável e vale o investimento se você é um fã de carteirinha do Mega Drive e da Sega. Se não for, infelizmente não vale a pena comprar para você, mas para seu filho, sobrinho, alguma criança que você quer mostrar como os jogos de antigamente te divertiam e passar a frente o legado da Sega com Sonic para a criançada vale a muito a pena.
Fonte: Equipe Mobile Bit