Há cerca de três meses, o desenvolvedor Chainfire havia alertado de que a próxima versão do Android traria uma mudança que poderia acabar impedindo o funcionamento de muitos dos aplicativos root por impedir que o superusuário (SuperSU) executasse arquivos localizados em /data.
Nova versão do SuperSU
Agora, o desenvolvedor disponibilizou uma versão atualizada do seu aplicativo SuperSU que promete evitar esses problemas. O aplicativo já pode ser baixado através da Google Play Store,e os usuários interessados também podem baixá-lo diretamente da página do Chainfire, clicando aqui.
O novo código da próxima versão do Android pode comprometer a árvore mestre do Android Open Source Project (AOSP) e impedir que o superusuário extraia arquivos de diretórios localizados na partição /data, de forma que os mesmos não possam ser executados. A ideia é impedir que alguns programas maliciosos executem scripts na partição/data.
Ainda não é bem claro se essa mudança chegará com a próxima versão do Android, mas se sabe que ela está a caminho. A versão mais recente do SuperSU,foi adaptada para ser compatível com as mais recentes alterações do AOSP e mesmo para as futuras atualizações do OS Android. Porém, é preciso levar em consideração que os desenvolvedores de outras aplicativos de root também terão que fazer alterações para garantir que seus aplicativos ainda possam ser executados.INALA