Grand Theft Auto ou GTA para os íntimos é uma franquia de jogos muito popular, principalmente aqui no Brasil onde praticamente 10 entre cada 10 pessoas já jogaram algum jogo da série. Carece de fontes, o fato é que GTA San Andreas foi certamente um dos jogos mais vendidos da história e praticamente todos os donos de o PS2 possuíam, porém, quem naquela época iria sequer cogitar que um dia poderíamos jogá-lo em um simples smartphone?
Sim, eu também fico surpreso ao ver como em apenas alguns anos eles evoluíram a ponto de permitir tais façanhas, ademais, GTA San Andreas para Android/IOS/WP é um jogo completo, idêntico ao original e com todo o mapa, armas, roupas, carros e missões disponíveis, simplesmente incrível.
Confira o que achei desse game na análise a seguir, mas não se preocupe, sou bonzinho e não vou lhe obrigar a ler um tópico que não queira, portanto, caso você não tenha interesse em ler algo ou só queira saber de um assunto em especial, basta clicar nesse menu a sua esquerda o de navegação rápida, clique em algum tópico dele e você será redirecionado para lá instantaneamente, sem carregamentos. O mesmo pode ser feito nos aparelhos móveis, mas para tal é preciso clicar nessa seta lateral preta que está na esquerda do site e te segue na leitura.
GTA San Andreas para Mobile – História
Se você já jogou GTA San Andreas num console, saiba que a história da versão mobile não é nem um pouco diferente, pessoalmente a única diferença que notei é que agora consigo a entender bem melhor porque na época que o joguei, lá para meados de 2009, eu não entendia praticamente nada de inglês e sequer conseguia acompanhar direito as legendas (também em inglês) então jogava com elas desligadas.
Na versão mobile de GTA San Andreas as missões são as mesmas, não notei nenhuma mudança nelas, é possível jogar com legendas ou não, mas infelizmente elas não estão disponíveis em português, bem, ao menos assim poderemos aprender algumas palavras extras que serão muito úteis no dia a dia, como as gírias dos anos 90 de gangsteres norte americanos. Ok, chega de brincadeiras.
Recomendamos para você: Dicionário de inglês offline para Android (gratuito)
Em Gta San Andreas nós estamos no controle de Carl Jonhson, vulgo CJ, que acaba de regressar a San Andreas, após passar anos ausente, porém, muitas coisas coisas aconteceram enquanto ele esteve fora, gangues rivais cresceram exponencialmente, alguns de seus amigos falecerem e sua gangue tem perdido cada vez mais território, portanto, caberá a você controlar CJ para retomar a dignidade e respeito que ele e sua gangue um dia já tiveram. Como se já não bastassem esses problemas, CJ está sendo acusado de homicídio e terá de comprovar sua inocência. (Cometendo vários homicídios ao longo do caminho, vai entender).
Embora o jogo tenha uma história linear, nós podemos escolher em que ordem faremos boa parte das missões, o que facilitará a vida do jogador quando uma missão estiver chata ou difícil, algo que ao meu ver GTA San Andreas tem de muito, dificuldade, principalmente na versão mobile, mas comentarei sobre isso mais adiante.
Um amigo me perguntou se eu não fiquei decepcionado por não terem acrescentado nenhuma missão extra para a versão Mobile, eu não fiquei, o jogo já está assustadoramente gigante para smartphones, são quase 2 GB e meio de arquivos que vão garantir dias e dias de diversão, isso se nos focarmos só no modo história, se ficarmos atoa zoando por San Andreas o tempo de gameplay vai facilmente triplicar, mas é bom que tenham mantido o jogo nos moldes originais ou não poderíamos mais ver isso:
GTA San Andreas para Mobile – Jogabilidade
A versão mobile de GTA San Andreas foi completamente adaptada para que o jogo funcione a base de toques na tela, os botões são customizáveis, podemos alterar seus formatos, tamanhos e localizações, todavia, alguns comandos estão ‘escondidos’ como o duplo toque no analógico que faz CJ se abaixar e o duplo toque em correr que o faz pular. Esses botões também podem ser ocultados ou ter a transparência reduzida/aumentada caso o jogador prefira jogar com a tela ‘mais limpa’.
Outros comandos só aparecem em determinadas situações, como o botão de atirar que só surge na tela quando empunhamos uma arma de fogo ou o botão de entrar num carro só aparece quando estamos próximo de algum veículo. A posição desses botões extras também podem ser alterados, mas geralmente eles ficam na lateral direita da tela e não atrapalham em nada na jogatina.
A versão mobile de GTA San Andreas está fenomenal, os gráficos são bem similares aos de PS2 e podemos explorar todo o mundo de San Andreas da mesma forma que o fazíamos nos consoles, mas a jogabilidade foi prejudicada nessa versão, principalmente na direção de carros, pois, em momentos onde vemos dirigir com muita perícia, como em fugas ou perseguições, é fácil nos atrapalharmos ao fazer curvas fechadas e acabamos por perder a direção.
O jogo até tenta ajudar por acrescentar um botão de derrapamento (drift ou o famoso cavalinho de pau) , mas ainda assim é bem complicado fazer curvas de uma maneira decente por que os veículos saem do controle facilmente, embora, o problema possa ser amenizado se ao começarmos perder o controle, virarmos rapidamente o volante para o lado oposto da curva, ou nesse caso, movermos ou deslizarmos o dedo da direção para o lado oposto.
Mas mesmo dirigindo com cuidado e usando dessas artimanhas ainda é difícil controlar os carros decentemente em missões onde temos de correr como se não houvesse amanhã. A melhor solução é adquirir um joystick para o seu smartphone.
Ao pesquisar um pouco na web vi que alguns jogadores conseguiram utilizar o controle de PS3 e de Xbox 360 no GTA San Andreas Mobile, alguns o fizeram através de cabos usb e outros por conexão bluetooth, porém, eu ainda não testei nenhuma dessas opções por que só tomei conhecimento dessa opção hoje. Caso você tente fazê-lo e consiga, por favor, deixe sua opinião nos comentários.
Outra dor de cabeça é participar de tiroteios, pois, geralmente CJ mira automaticamente em algum inimigo, mas quando não o faz nós temos de tocar em quem desejamos atirar, mas as vezes tocamos num inimigo e ele não mira nele, o que é bem problemático já que continuamos sendo atingidos sem excitação dos oponentes.
Ao menos trocar de armas e bater é uma tarefa relativamente fácil, para trocar de arma de fogo basta tocar no ícone dela logo ao lado do hp/sangue de CJ e para bater ou atirar basta utilizar o botão que surgirá próximo ao de correr.
Algo que amei na versão mobile de GTA San Andreas é que diferente de alguns jogos pagos na Play Store, San Andreas não possui nenhum item adicional a venda dentro do jogo que só possa ser adquirido com dinheiro real, o que teria acabado com a graça do jogo. Eu compreendo que jogos gratuitos utilizem propagandas e vendam itens especiais por dinheiro real, mas ninguém merece pagar caro num jogo e ainda assim ter que comprar mais itens dentro dele, haja bolso.
GTA San Andreas para Mobile – Gráficos
Os gráficos da versão mobile de GTA San Andreas vão depender diretamente de em qual dispositivo você o esteja rodando, pois, alguns aparelhos possuem melhor poderio gráfico que outros. Para efeito de comparação eu o joguei em três dispositivos diferentes, num Moto G3 o San Andreas só funcionava com gráficos no baixo ou médio, acima disso os bugs e travamentos começaram surgir. No Zenfone Selfie os gráficos podem ser colocados no high por que ele é um aparelho intermediário assim como o Quantum Go e o Moto X Play, todavia, os gráficos só funcionaram no máximo em aparelhos com especificações mais robustas, os top’s de linha como Zenfone 2, Moto X de 2° Geração, LG G4, Galaxy S6 etc.
Como testei o GTA San Andreas apenas em aparelhos com Android eu não posso dizer com certeza como ficam os gráficos no IOS e Windows Phone, mas se serve de consolo, eis as especificações mínimas para cada plataforma:
Espaço disponível: 2.5 GB são necessários.
Versão miníma do Android: 3.0 ou superior.
Processador: Dual Core de 1 GHz ou superior*
Memória RAM: 1 GB.
GPU’s recomendadas: Tegra 3, SGX 540, Mali 400 ou superior**
*O poderio de processador é o mínimo exigido para que o jogo não trave com frequência.
**As Gpu’s listadas são as necessárias para que os gráficos funcionem na configuração mínima.
No site oficial da Rockstar é possível conferir uma lista de dispositivos onde o GTA San Andreas mobile irá funcionar, porém, a lista está muito desatualizada, nenhum aparelho é incluído nela há pelo menos um ano, pois, smartphones da linha Zenfone, Galaxy S5 e S6 e o LG G3 e G4 não aparecem na lista, ademais, nenhum Moto G está nela também, mas fiquem tranquilos por que como eu disse o San Andreas funcionou sem maiores problemas no Moto G3, porém, com os gráficos no mínimo.
Na dúvida é melhor pesquisar se o seu aparelho é compatível e checar se tem algum vídeo de gameplay do San Andreas nele.
Espaço disponível: 2.5 GB são necessários.
Versão do Windows: 8, 8.1 ou 10.
Memória RAM: 1 GB.
Aparelhos compatíveis: 1520, 1320, 822, 820, 810, HTC: 8XT e Lumia 920.
Ao redor da web vi alguns usuários alegarem que conseguiram rodar o game em aparelhos com 512 mb de memória ram, como o Lumia 530, mas como não possuo um Lumia comigo eu infelizmente não tenho como comprovar a veracidade dessa informação, portanto, a dica é a mesma que dei para usuários de Android, pesquise por gameplays de GTA San Andreas mobile no seu dispositivo para ver o que os internautas falam. Afinal, é melhor comprá-lo tendo certeza de que funcionará em seu aparelho do que gastar seu dinheiro em vão.
Espaço disponível: 2.5 GB são necessários.
Versão do IOS: 6.0 ou superior
iPhones compatíveis: 4S em diante
iPhod Touch compatíveis: 5 e 6.
iPads compatíveis: 2, 3, 4, Mini e Air.
Novamente aviso que é bom pesquisar sobre gameplays do GTA San Andreas no seu dispositivo para se certificar de que ele funcionará perfeitamente, dessa forma você não corre o risco de gastar seu dinheiro em vão.
GTA San Andreas para Mobile – Som
Os efeitos sonoros e as músicas continuam sendo impecáveis na versão mobile de GTA San Andreas, músicas marcantes e empolgantes que só nos fazem querer dirigir mais, mesmo que em rumo ao nada. A dublagem continua ótima e as vozes dos personagens são todas originais, nesse ponto nada foi alterado.
A única coisa que me chateou um pouco é que não há possibilidade de trocar a rádio que está tocando no momento, exceto que tenhamos a trabalheira de abrir o menu do jogo, ir até as opções de áudio e trocar à rádio manualmente, mesmo sabendo que ela será trocada de novo assim que entrarmos em outro carro.
Seria interessante ter acrescentado um pequeno botão para pular faixá/rádio no canto superior esquerdo da tela, pois, há espaço disponível para tal e tornaria a experiência mais próxima dos consoles, já que neles podemos trocar de rádio sempre que quisermos.
Como eu disse, as rádios são exatamente as mesmas contidas na versão original do jogo, mas é possível fazer um pequeno ‘glitch’ para tocar as suas músicas no jogo:
– Abra o seu aplicativo reprodutor de músicas
– Criei uma playlist com o nome ‘GTASA‘. exatamente esse ou não irá funcionar.
– Escolha quais de suas músicas você deseja acrescentar a essa playlist.
– Abra o jogo, entre num veículo e escolha a rádio Mixtape.
GTA San Andreas para Mobile – Vale a pena comprar?
Isso vai muito do seu bolso, todavia, se você possui o dinheiro e quer comprá-lo, não deixe de conferir se tem 2,5 gb livres no seu aparelho, ademais, é bom possuir pelo menos 3gb livres por que assim você não receberá aquela notificação chata de que a sua memória interna está quase cheia. O jogo também pode ser baixado para o seu cartão de memória, caso seja de sua preferência. Isso certamente ameniza o peso dele.
Se você é um grande fã da franquia GTA e está com saudades de jogá-lo, o título será sim uma excelente escolha para matar as saudades, todavia, se você nunca jogou um GTA, o San Andreas é um excelente ponto de partida e é sem sombra de dúvidas um dos melhores jogos para mobile já feitos.
Você o jogará por horas e horas sem que se enjoe, principalmente se quiser finalizar o modo campanha, mas algo que sempre gostei mesmo de fazer em GTA é pegar um veículo e sair andando sem rumo por simples prazer, isso é muito legal.
Windows Phone (15.90 R$)
[appbox windowsstore id=9nblggh1869z ]
IOS (6.99 US$)
[appbox appstore id=763692274]
A box da Apple parece não gostar de nós, caso não consiga visualizá-la você pode clicar no link do GTA San Andreas no iTunes para ser redirecionado à página de compra e demais informações do game.
Android (28.49 R$) – Nunca mais zombarei de quem compra aplicativos na iTunes
[appbox googleplay id=com.rockstargames.gtasa&hl=pt_BR]
Gostou do artigo? Não se esqueça de fortalecer o MB com um like, e se possível, deixe sua opinião no campo de comentários logo abaixo ;-)