Já faz algumas semanas que estou querendo fazer uma análise do mais recente lançamento da Supercell, o Clash Royale, que foi feito pela mesma desenvolvedora do jogo mais baixado para smartphones: o Clash of Clans, que inclusive é responsável pela inspiração de grande parte dos personagens presentes em Clash Royale, aliás, os elementos de ambos os jogos se comportam de maneira similar, então quem já jogou um deles vai ter uma boa ideia de como os personagens se comportam no outro.
O que “atrasou” essa análise foi o fato de eu estar um tanto quanto que ‘imerso’ demais no CR, hahaha, entendedores entenderão, mas o jogo cumpre muito bem sua principal função: entreter. Espero que esse humilde artigo possa transmitir fielmente a ideia principal do Clash Royale e, quem sabe, te motivar a dar uma chance para ele.
Clash Royale: Princípios Básicos
A ideia principal do jogo é derrotar as torres inimigas e impedir que as suas sejam destruídas, todos os jogadores contam com três torres em jogo, sendo uma delas a do Rei, você deve protegê-la a todo custo ou perderá a partida, porém, só é possível atacar o Rei caso uma das torres de suporte seja derrubada primeiro.
Para atacar ou defender-se você irá valer de diversos personagens disponíveis, cada qual gasta uma quantidade de elixir, o elixir é uma barra que vai de zero a dez e fica enchendo constantemente, usar uma carta que gasta 3 de elixir, quando só se tem 4 disponível, irá te deixar quase que impossibilitado de contra-atacar.
Note na imagem abaixo a barra de elixir enchendo e como uma das cartas está cinza por quê eu não possuo a quantidade de elixir necessária para utilizá-la.
![Análise: Clash Royale, rápido, divertido e viciante Clash Royale - Em Jogo1](https://www.mobilebit.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Clash-Royale-Em-Jogo1.jpg)
Atualmente o jogo conta com 54 cartas/personagens disponíveis para uso, todas elas podem ser adquiridas gratuitamente conforme vamos vencendo batalhas, porém, só podemos usar 8 cartas/personagens em um de nossos “decks”, sendo livres para alterar qualquer uma quando bem desejarmos, contanto que não estejamos em batalha.
Cada carta possui um número que representa o gasto dela para ser usada em campo, o ideal é balancear bem o custo, eu particularmente não gosto de passar de 4 no valor de custo, mas cabe a você montar uma estratégia que lhe agrade, existem jogadores que só usam cartas que gastam muito, e são mais fortes, e outros que preferem cartas que gastem menos, mas que tirem menos dano do oponente.
![Análise: Clash Royale, rápido, divertido e viciante Clash Royale - Cartas](https://www.mobilebit.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Clash-Royale-Cartas.jpg)
Não existe nenhum objetivo nobre em Clash Royale, não temos que salvar uma princesa que foi raptada, coletar anéis, salvar o mundo e nem nada do tipo, o jogo não possui trama, o foco são exclusivamente às batalhas, seu objetivo é unicamente ficar cada vez mais forte e adquirir pontuações maiores. Sei que isso pode soar um pouco estranho a principio, mas acredite, é justamente isso que faz dele tão divertido.
O jogo só pode ser jogado com conexão na internet e contra outros jogadores ao redor do globo, a escolha de oponentes é aleatória, mas ela irá variar de acordo com a sua quantidade de troféus, o que em 95% das vezes nos garante partidas bem justas, nas quais a vitória ou derrota só irá depender de nossa habilidade, por mais que o oponente esteja em umnível acima ou possua cartas melhores.
Clash Royale: Tipos de Cartas
Quando colocamos uma carta em campo ela se materializa quase que instantaneamente e começa realizar sua função, ao todo existem quatro tipos de carta diferentes e é bom possuir ao menos uma de cada tipo em nosso deck:
Tankers (Possuem muita força e hp, mas são lerdos)
Nessa categoria temos as cartas que geralmente gastam entre 5-8 de elixir, em sua maioria são grandes e seguem até a torre do oponente sem se importam com os inimigos ao redor, sua única missão na vida é causar dano as torres. São cartas boas para afastar hordas de inimigos, pois, possuem muita vida, mas como elas geralmente não atacam os inimigos acabam por se tornarem alvos fáceis.
O ideal é usar tankers juntamente de alguma carta de suporte ou de ataque com um gasto menor de elixir, como as arqueiras, goblins ou mesmo os bárbaros.
![Análise: Clash Royale, rápido, divertido e viciante Giant](https://www.mobilebit.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Giant.jpg)
Ataque (São rápidas, mas possuem pouco dano/hp)
Existem muitas cartas nessa categoria, ouso dizer que em sua maioria as cartas do jogo estão aqui, arqueiras, bárbaros, goblins, valquírias, magos, cavaleiros e outas cartas que possuem um gasto médio de 2-5 de elixir, elas em geral são rápidas e algumas até causam um dano bem decente, mas por possuírem pouco hp acabam morrendo rápido, mas tome cuidado com elas, deixar um mago ou uma valquíria se aproximar demais de sua torre é pedir para tomar dano.
Elas são ótimas para compor o deck, já que servem tanto para defesa quanto para o ataque, ademais, não é raro ver jogadores que utilizam a maioria de suas cartas desse grupo, embora, seja bem raro encontrar alguém que ouse utilizar mais de um tanker no deck.
Nessa categoria também estão inclusas as cartas aéreas, como servos (gárgulas), e o bebê dragão, que eu apelidei carinhosamente de porco voador.
![Análise: Clash Royale, rápido, divertido e viciante Wizard](https://www.mobilebit.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Wizard.jpg)
Suporte (Distraem e atacam tropas inimigas)
As cartas de suporte geralmente possuem alto alcance de ataque/defesa e podem ser utilizadas para distrair tropas inimigas, principalmente os tankers, e ajudar combater inimigos. Porém, a maioria das cartas de suporte só atacam tropas terrestres, o que acaba as inutilizando como contra ataque, mas no desespero você pode colocar uma carta de suporte no campo de alcance dos inimigos para que eles se distraiam e a ataquem enquanto suas torres destroem os oponentes.
Nessa categoria também estão inclusas cartas de suporte de ataque a distância, como rajada de flechas, excelente para derrotar servos e goblins e o foguete que também causa um dano bem alto em determinado local escolhido pelo jogador.
![Análise: Clash Royale, rápido, divertido e viciante bomb-tower-start](https://www.mobilebit.com.br/wp-content/uploads/2016/05/bomb-tower-start.jpg)
Feitiços
Esta é a última categoria de cartas que liberamos e a menor em quantidade se comparada aos grupos já citados acima. Atualmente só existem cinco feitiços no jogo: veneno, gelo, choque, fúria, bola de fogo e relâmpago.
Essas cartas geralmente servem tanto para destruir ou atrasar tropas inimigas como para aumentar o dano que você causa nas torres dos oponentes, como se dá no caso das cartas fúria e veneno. É bem difícil encontrar algum jogador que não carregue ao menos um feitiço no seu deck, pois, o bom uso deles pode determinar quem será o vencedor de cada partida.
![Análise: Clash Royale, rápido, divertido e viciante POISON-SPELL](https://www.mobilebit.com.br/wp-content/uploads/2016/05/POISON-SPELL.jpg)
Clash Royale: Dicas Gerais
Atacando e defendendo
Possivelmente você notou na segunda imagem desse artigo que o campo de batalha é separado por um rio no qual só existem duas pontes para cruzá-lo, não se preocupe em ‘subir até lá’, eis a mesma imagem:
Estas pontes vão definir a quantidade de tropas que vão atravessar o lago por vez, elas servem como uma espécie de funil, porém, existem cartas que são capazes de pular sob o rio ou passar voando por cima dele, mas a regra geral para quase todas personagens é que você não é capaz de colocá-las no campo inimigo sem antes ter derrotado ao menos uma das torres de suporte do rei.
No canto superior esquerdo do jogo tem um contador, quando ele chegar a zero a partida termina, quem tiver derrotado mais torres do inimigo vence, mas se ninguém tiver derrotado nenhuma torre a partida finaliza sem um vencedor e ninguém recebe/perde troféus.
Conforme vamos ganhando troféus é possível trocar de arena/liga e a cada liga novas cartas podem ser liberadas através de baús que ganhamos ao vencer cada partida, cada baú leva de 3-8 ou mais horas para ser aberto, demora, mas é um tempo que vale a pena pelo ouro e cartas recebidas.
Como ficar mais forte
Irei novamente valer-me de uma imagem que já mostrei nesse artigo para ilustrar melhor o que irei dizer, note que na imagem abaixo cada carta possui uma quantidade especifica de números logo após sua ilustração:
![Análise: Clash Royale, rápido, divertido e viciante Clash Royale - Cartas](https://www.mobilebit.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Clash-Royale-Cartas.jpg)
Note que a primeira carta do meu deck. o veneno, possui um número 3/4 abaixo de si, esse “3” não é a quantidade de vocês que posso usá-la antes que acabe, mas sim quantas possuo e quantas faltam para que eu possa aumentar meu veneno para o nível 4.
Uma vez adquirida você pode usar uma carta quantas vezes quiser, em quantas partidas desejar, desde que possua a quantidade de elixir necessária para tal, porém, é bom procurar adquirir novamente a mesma carta para poder deixá-la mais forte.
Para conseguir mais da mesma carta/personagem é possível pedir que membros do seu clã lhe doem cartas, o que obviamente requer que você retribua o favor algum dia, comprando-as na loja do jogo com ouro, a moeda usada no Clash Royale é que é adquirida ao abrirmos baús ou vencer batalhas ou, através do terceiro método, esperar a carta que você deseja aparecer num baú.
Não é possível comprar cartas com dinheiro vivo, o “real”, mas é possível comprar baús mágicos que possuem uma probabilidade maior de ter cartas melhores dentro de si, mas o oposto também pode acontecer e o baú só conter cartas ruins.
A importância de doar
Quando doamos cartas para outros membros de nossos respectivos clãs, elas não deixam de fazer parte de nosso baralho, mas obviamente nos deixam mais longe de podermos aumentar o nível delas. Entretanto, a cada vez que doamos uma carta ganhamos um pouco de experiência, que é necessário para aumentar de nível no jogo, e de quebra ainda ganhamos um pouco de ouro.
Nem todas as cartas do jogo podem ser doadas ou pedidas no clã, o meu veneno é uma dessas e, portanto, só me resta esperar ela aparecer na loja do jogo ou ter a sorte de ganhar outra no baú.
Mas o fato é que doando mais os jogadores do clã ficam mais dispostos a atender nossos pedidos por cartas. Uma mão lava a outra, não é mesmo?
Aliás, é possível jogar contra qualquer membro do seu clã sem que vocês percam ou ganhem troféus, as batalhas são por pura diversão, mas são ótimas para tirar um sarro daquele amigo (a) que disse que jogar melhor do que nós.
![Análise: Clash Royale, rápido, divertido e viciante king tower bad](https://www.mobilebit.com.br/wp-content/uploads/2016/05/king-tower-bad.jpg)
Clash Royale: Considerações Finais
Em geral o Clash Royale é um jogo excelente, os gráficos são muito bons e a jogabilidade é bem rápida e dinâmica, é possível passar quase uma hora jogando quando nosso objetivo era apenas nos divertir numa partida de 3 minutos, o jogo é bem viciante e te faz querer jogar mais e mais. Apresentei o Clash Royale para alguns amigos e todos amaram o game, a maioria deles vivem travando batalhas contra mim e vencendo.
Acho que uma das principais razões para a galera gostar tanto dele é porquê as partidas em geral são bem equilibradas e vencer uma batalha vai depender muito das cartas que você escolheu e de sua habilidade individual, não tem muito choramingo, quem perde geralmente fez besteira em algum momento da partida.
O Clash Royale é gratuito para Android e iOS, a versão para Windows Phone infelizmente ainda não foi lançada, embora, aparentemente existam algumas “gambiarras” para jogá-lo nesses aparelhos, mas como eu não pude conferir a autenticidade das mesmas é melhor não repassar para vocês.
iOS
[appbox appstore id=1053012308 ]
Android
[appbox googleplay id=com.supercell.clashroyale&hl=pt_BR]
Em geral eu só possuo uma grande reclamação sobre o Clash Royale, ele não funciona bem se você não estiver no mesmo comodo do seu roteador WI-Fi, não cheguei testá-lo no 3G/4G, mas aqui em casa se eu ficar no meu quarto, que é uma parede ao lado de onde fica o roteador, já corro o risco de sofrer um ou outro atraso no jogo, e um ou dois segundos em que você se atrasa em relação ao oponente pode ser fatal, e muitas vezes o é.
Na casa dos meus amigos e parentes para quem indiquei o jogo, alguns tendo conexões melhores que a minha, o problema se repete e ele aparentemente não está relacionado a velocidade da internet, mas sim a frequência de sinal enviada pelo roteador. Espero que o mesmo problema não se repita contigo, porquê do contrário você já pode ir se preparando para armar uma barraca ao lado do seu roteador.