A cada dia os hackers aparecem com novas formas de golpes para afetar os usuários, e um aplicativo que tem sido um recurso muito útil para alcançar mais pessoas é o WhatsApp. Segundo a PSafe, dessa vez os usuários do mensageiro estão sofrendo com um golpe chamado de “WhatsEspião”, e até o momento cerca de 100 mil brasileiros já receberam a mensagem com a promessa de ser um novo recurso, o qual promete permitir que o usuário veja o que e com quem seus amigos estão conversando.
Quando o usuário clica no link do suposto recurso, é redirecionado para uma página onde tem que preencher formulários e baixar um programa, sendo que ambos estão carregados com malware, isso além de fazer cobranças indevidas aos azarados que caírem no golpe. Não é a primeira vez que o WhatsApp se torna um meio facilitador para serem aplicados golpes, pois é fácil que a mensagem maliciosa se torne viral, afinal ele é um dos apps mais populares no país.
O texto enviado aos usuários faz com que acreditem que não passa de um novo recurso disponível para o mensageiro, e a curiosidade leva muitos à acessarem o link, o qual informa que a “novidade” só será liberada após ser compartilhada com dez amigos ou grupos. Após isso é necessário que seja feito um cadastro em sites maliciosos, incluindo serviços pagos, e esses registros podem deixar as informações pessoais dos usuários vulneráveis, além do smartphone ficar passível de receber ataques de malwares e ladrões de senhas e informações pessoais.
Vale lembrar aos usuários que utilizem um bom app de antivírus em seu smartphone e também que para atualizações e download de aplicativos e recursos busquem a loja oficial do aparelho, ou fontes confiáveis que disponibilizem o que procuram, é interessante também manter o SO do dispositivo atualizado.
E aí, já recebeu essa mensagem? Comente!