A Valve anunciou uma nova política para a Steam, proibindo jogos que exibam anúncios internos aos jogadores. A mudança afeta diretamente títulos que utilizam o mesmo modelo de monetização dos jogos mobile, nos quais é comum exibir propagandas em troca de recompensas ou restringir conteúdos por meio de publicidade.
Novas regras da Steam
De acordo com as diretrizes atualizadas, a Steam não permitirá jogos que forcem o jogador a assistir ou interagir com anúncios durante a jogabilidade. No entanto, práticas como promoção cruzada de outros jogos da mesma empresa ou colocação de produtos (product placement) dentro dos títulos ainda serão permitidas.
A Valve reforçou que as novas restrições também proíbem a utilização de anúncios como uma forma de oferecer vantagens ao jogador, como recompensas por visualizar publicidade ou progresso bloqueado por conteúdos patrocinados.
Para jogos que utilizam anúncios como principal modelo de monetização em outras plataformas, a Valve sugere que os desenvolvedores adotem alternativas antes de lançá-los na Steam. Entre as opções recomendadas, estão:
- Transformar o jogo em um aplicativo pago, cobrando uma única vez pela aquisição.
- Disponibilizar o jogo como free-to-play, mas monetizando por meio de microtransações ou DLCs.
A decisão da Valve alinha a Steam com o padrão adotado por plataformas de jogos para PC, onde a presença de anúncios invasivos não é bem aceita pelo público.