Se você tem filhos, provavelmente existem aplicativos e arquivos que você não quer que eles acessem – ou até mesmo outras pessoas que possuem livre acesso ao seu smartphone. E smartphones Android atualmente não possuem nenhum recurso para impedir que isso ocorra. Porém, a Google planeja acabar logo com esse problema. Foi confirmado por um usuário no Android Issue Tracker a possibilidade de configuração de várias contas de usuário em futuras versões do android, o que nos leva ao Android L.
Na versão Android 4.2 Jelly Bean, os donos de tablets podem configurar várias contas de usuários diferentes. Já na versão com o Android 4.3, esse recurso foi melhorado para incluir um modo de perfil restrito, permitindo assim que o usuário principal do dispositivo limitasse as funcionalidades das demais contas de usuários.
Possuindo diversas contas de usuário em um único dispositivo, permitirá o usuário bloquear certos aplicativos por meio de uma senha. Entretanto, ainda não está claro exatamente quando ou como este recurso chegará aos smartphones Android, apesar de que por meio do relato do membro do projeto de que ele chegará como parte de uma compilação de uma versão do sistema operacional Android.
Uma das explicações mais sensatas é que para que a Google só tenha resolvido adicionar essa nova funcionalidade, isso teria a ver com a implementação de um perfil de usuário no modo seguro (Sandbox) para o ‘Android for Work‘, que é baseado em KNOX. Assim, incluir o recurso de multi-usuário no Android L poderá ser uma versão sensata da Google.
Gostou desse novo recurso? A função multi-usuário será útil para você? Deixe um comentário logo abaixo!
Fonte: AndroidPolice