O uso dos dispositivos móveis para a realização de compras online aumentou vertiginosamente no Brasil em 2014, assim como a crescente atividade do e-commerce. O levantamento realizado pela Conversion, a maior agência de SEO do País, apontou que os tablets e celulares efetuaram 10% das compras virtuais, sendo que a utilização dos smartphones para finalização das compras aumentou 200% apenas no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os computadores ainda são a ferramenta mais utilizada pelos brasileiros para suas compras nas lojas virtuais, efetuando 90% das transações neste ano. Contudo, sua participação teve uma queda de 4% em comparação a 2013. Os tablets também participaram de 7% das compras online em 2014. Seu uso teve um aumento significativo em comparação aos 3% de compras concluídas por tablets em 2013, aumentando sua atuação direta no e-commerce em 102%.
Diego Ivo, CEO da Conversion, atribui o aumento das compras feitas no comercio eletrônico via celulares e tablets a uma mudança no comportamento dos usuários, que privilegia aparelhos portáteis na sua relação com a internet. “Isso demonstra o amadurecimento do consumidor no que diz respeito à confiança em compras online, além de observarmos as facilidades e o desenvolvimento tecnológico de plataformas e aplicativos no comercio eletrônico”, explica Ivo, que vê possibilidade de mais crescimento de vendas feitas para usuários de dispositivos móveis, em um mercado em ampla expansão.
Um dos mais profundos e abrangentes estudos sobre o comportamento dos consumidores online do Brasil, o Mapa do E-commerce, também feito pela Conversion, aponta que as empresas que atuam no varejo online do Brasil alcançarão a notável marca de 130 milhões de pedidos até o final de 2014.