processadores de smartphones1 processadores de smartphones1

O que são Processadores de Smartphones? Pra que servem?

Assim como os computadores, os celulares precisam de um processador, pois é ele quem dita o desempenho de seu smartphone, estando em parceria com a memoria do dispositivo. Em outras palavras: É responsável pela velocidade de execução de jogos, aplicativos e outras tarefas. Sendo assim fica claro que, quanto melhor o processador, melhor a performance do seu aparelho durante a execução dessas tarefas.

Porém com tantas opções de processadores de smartphones, qual é o melhor? Isso dependerá muito de cada aparelho e para qual finalidade você pretende usá-lo, mas vamos por partes, primeiro explicaremos o que são os processadores de smartphones.

 

O que são os processadores de smartphones?

processadores de smartphones
É essencial analisar o processador antes de comprar um smartphone por que não é possível trocar o mesmo (Foto: Walppaerpesis)

Como já citamos, existem diversos tipos de processadores de smartphones disponíveis no mercado, e a qualidade de cada um varia de aparelho para aparelho, mas antes vamos abordar o que compõe um processador de smartphone, são basicamente 4 partes principais:

Clock Speed (velocidade de giro)A frequência de vezes na qual o processador gira em cada segundo. Podemos comparar o clock a um carro, um veículo com motor 1.0 e outro com motor 2.0 podem correr na mesma velocidade, porém, o motor 1.0 levará mais tempo para atingir uma velocidade elevada, da mesma forma, um processador de smartphone com 2 núcleos, por exemplo, levará metade do tempo que um processador de um único núcleo consumiria para abrir um aplicativo e rodá-lo de forma satisfatória e assim por diante.

Chipset (grupo de chips) Responsável pela comunicação do processador com as outras partes do telefone. Em termos mais fáceis, não adianta o processador do celular correr na “velocidade da luz” para analisar e processar os dados que são necessários, e não poder enviar as informações  com a mesma eficiência.

Core (núcleo) – O núcleo pode ser comparado ao cérebro humano, recebe as informações, analisa, e envia uma resposta automaticamente. Assim é o núcleo de um processador, quando queremos utilizar algum aplicativo, ele recebe o comando tenta abrir e rodar o aplicativo da maneira mais rápida possível. Existem processadores de diversas marcas, e com quantidade de núcleos variada. Para ser mais exato de um (single-core), a oito (octa-core), mas esses se encontram em pouquíssimos aparelhos. A quantidade de núcleos de um processador também afeta diretamente o consumo de bateria, e o quanto o dispositivo vai aquecer enquanto executa tarefas pesadas (jogos e vídeos por exemplo), fazendo dele um item muito importante.

GPU (unidade de processamento de gráficos) – Responsável por toda a parte gráfica de tudo que vemos na tela do smartphone.

Como foi falado, existem diversos tipos de processadores de smartphones circulando por ai, e já que sua principal função e garantir velocidade aos aparelhos, como posso saber quais são mais rápidos e comuns?

Vale ressaltar que os processadores de smartphones podem ser muito potentes para determinadas tarefas, e péssimos para outras. (Foto: knowyourmeme).

Essa questão é muito simples de responder: sabendo qual processador está em seu smartphone, localize o numero que esta marcado junto com as letras “GHz”. Quanto maior o número, maior a velocidade do mesmo. EX: “Dual CORE 2.3 GHz”

Já se tratando de quais processadores de smartphones são mais comuns, em relação as marcas existem várias, porém, no quesito desempenho são os processadores dual-core e quad-core.

Dual Core (Dois núcleos)

Intel Core2Duo no bkgd
Processador Intel Dual-Core. (Foto apenas para ilustração).

Quad Core (quatro núcleos).

Processador Intel Quad-core (Foto: dateks)

Observe algumas famílias de processadores de smartphones muito vistas por ai.

Família exynos  

Processadores usados em smartphones Samsung (Foto: mobilsiden)

Presentes em celulares Samsung, alguns modelos da família Exynos são: Exynos 3 (single-core), Exynos 4 (dual-core e quad-core);

———————————————————————————————————————-

Família Apple AX

Os processadores da família Apple AX são poderosos e muito conhecidos (Foto: Divulgação)

Presentes em dispositivos da Apple, alguns modelos são: Apple A5 (dual-core), Apple A6 (dual-core);

———————————————————————————————————————-

Família Tegra NVIDIA

Os processadores NVIDIA estão presentes em smartphones de varias marcas famosas.
Os processadores NVIDIA estão presentes em smartphones de varias marcas famosas. (Foto: Divulgação)

Presente em dispositivos de várias empresas, alguns modelos são: Tegra 3 (quad-core), Tegra 4 (quad-core);

———————————————————————————————————————-

Família Snapdragon

Provavelmente a família de processadores de smartphones mais utilizada no momento (foto: divulgação)

Presente em dispositivos de várias empresas, alguns modelos são: Snapdragon S3 (dual core), Snapdragon 600 (quad-core);

———————————————————————————————————————-

Família Atom

O nome Intel dispensa apresentações, pois são de muita qualidade (Foto: datacenterknowledge)

Presente em dispositivos de várias empresas, alguns modelos são: Intel Z2460 Medfield (single-core) e Intel Z2760 Clover Trail (dual-core).

Nós do Mobile BIT esperamos ter tirado suas duvidas sobre os processadores de smartphones, pois, para muitos estes termos ainda causam pulgas na orelha.

Fonte: Equipe Mobile Bit