obama obama

Apple e Google enviam uma carta criticando os EUA

Que os Estados Unidos vem fazendo espionagens em outros países e na internet já não é novidade para ninguém, mas parece que ás principais fabricantes de smartphones, não estão nem um pouco felizes com a libertinagem tomada pela terra do Tio Sam e num ato raro elas se uniram por um ato comum: Combater a invasão de privacidade.

Nessa tarde a Casa Branca recebeu uma carta assinada pelas principais produtoras de smartphones, entre elas a Apple  e Google, que pediram ao presidente Barack Obama maior respeito em relação a privacidade de seus usuários/clientes, a carta alega ainda que “A criptografia é o principal pilar dos meios tecnológicos de comunicação modernos“, segundo noticiado pelo portal norte americano Phone Arena.

obama
Medo? Segurança? Ou simplesmente curiosidade? Seja lá o que for que os EUA buscam nas invasões de segurança isso não os dá o direito de espionarem outrem. (Foto: Ennaharo Online)

Atualmente tanto o FBI como o Departamento de Justiça Norte Americano defendem a ideia de que eles só aceitarão a criptografia de dados até onde ela não possa ser invadida com a ajuda da lei, se necessário.  Em outras palavras, os EUA alegam que se for preciso eles usaram de meios “legais” para invadir o aparelho de usuários “suspeitos”, todavia, ás fabricantes de smartphones reclamaram dessa decisão do governo, alegando que para auxiliar o governo eles teriam de deixar “portas” para os policiais, só que isso facilitaria, e muito, o acesso ao aparelho para hackers que podem muito bem não estar bem intencionados.

Com receio dos rumos que ás coisas vão tomando, um dos inventores do algorítimo de criptografia RSA, Ronald Rivest, desabafou: “Faremos muitos danos a nossa estrutura de segurança se abrirmos exceções para os ás leis dos EUA, não seria de se estranhar se logo também abrirmos exceções para o Reino Unido, França, Israel, China e até mesmo a Coreia do Norte”, concluiu.

De fato, já passou da hora de muitos dos líderes ditos democratas aprenderem ás diferenças entre uma ditadura e uma democracia, se Obama fizesse a lição de casa sobre política quem sabe ele não aprenderia que é errado interferir na privacidade das pessoas num estado democrático já que uma das principais normas da democracia é justamente:

Os cidadãos devem estar protegidos da prisão arbitrária, da busca sem razão em suas casas ou da apreensão de seus bens pessoais.”

Fontes: Phone Arena e Embaixada Americana