O Project Stream recebeu um novo nome, foi anunciado e oficializado hoje (19) como Google Stadia, em um evento realizado pela empresa nos Estados Unidos.
O Google Stadia consegue entregar individualmente aos jogadores mais de 10 teraflops de processamento por segundo nas suas GPUs.
Para efeito de comparação o Xbox One X da Microsoft só chega a 6 teraflops por segundo.
Na demonstração do Assassin’s Creed: Odissey tivemos uma amostra do recurso de multi-conectividade.
Isso tornou possível pausar o game no computador, e depois continuar jogando em um tablet ou concluir no smartphone.
A integração com o YouTube também é possível, o usuário vai ter a chance de conferir a gameplay na plataforma de vídeos e através de um botão acessar instantaneamente o jogo.
Tudo isso é possível usando o navegador em um processo que dura não muito mais que 5 segundos.
Se você estiver usando o Google Stadia, vai poder compartilhar um trecho da gameplay ao vivo no YouTube através de um botão.
Além disso também teremos um botão para ativar o Assistente, que pode habilitar o microfone e outros recursos importantes sem a necessidade de sair do game.
O controle precisa estar conectado a mesma rede wi-fi para ser usado no Google Stadia. O recurso de reconhecimento inteligente vai ajudar os usuários a configurar os controles.
Google Stadia – Títulos Disponíveis
Em relação aos títulos disponibilizados, temos o Assassin’s Creed: Odissey e o Doom Eternal confirmados. O Doom estará disponível em Ultra HD, HDR e a 60 FPS.
Essa é a configuração máxima que a Google vai fornecer aos usuários, a empresa mencionou que em breve podemos ter o suporte ao 8K.
Google Stadia – Desenvolvedores
A conferência de anúncio foi focada nos desenvolvedores, a plataforma já é compatível com a Unreal Engine 4 e a Unity.
A empresa também desenvolveu um site para os desenvolvedores que gostariam de se envolver com o projeto. Lá é possível obter informações referentes a integração dos jogos ao serviço, até mesmo os games indies.
Google Stadia – E os consoles?
A Google vai trabalhar com uma política de permissão de cross-play entre as plataformas, mas para isso será necessário a colaboração das principais produtoras.
O processo todo acontecerá em nuvem, e se grandes parcerias forem fechadas com os estúdios será possível facilitar o acesso aos jogos modernos a muitos usuários.
Até mesmo dispositivos simples poderiam ter acesso a títulos robustos com um investimento apenas da assinatura do serviço.
A Google também reafirmou o seu comprometimento com a segurança e informou que o serviço é blindado contra os trapaceiros e os hackers.
A plataforma também vai possuir recursos de controle parentais para que os pais configurem os jogos e também onde e quando eles poderão ser reproduzidos.
Google Stadia – Desenvolvimento de Jogos
A Google anunciou o Stadia Games and Entertainment, que será seu estúdio first-party responsável pelo desenvolvimento de títulos que provavelmente serão exclusivos.
Mas até o momento não temos informações adicionais sobre isso.
Google Stadia – Disponibilidade e Preço
O Google Stadia estará disponível ainda em 2019 em regiões selecionadas, como os Estados Unidos, Europa e o Reino Unido. O preço do serviço também não foi divulgado.
Nos próximos meses teremos mais informações sobre esse novo serviço de streaming de games, além disso, vamos saber se o Brasil também estará incluído nessa experiência.