Huawei pode lançar seu Sistema Operacional Móvel em agosto

huawei desenvolvimento do sistema operacional

Após ser inclusa na lista negra de negócios dos Estados Unidos, a Huawei perdeu a parceria com várias empresas norte-americanas, e com isso passou a dar grande foco no desenvolvimento de seu próprio Sistema Operacional Móvel.

O SO da fabricante chinesa, conhecido como ARK OS, ou HongMeng OS na China, começou a ser desenvolvido no ano passado, justamente como uma prevenção para qualquer tipo de problema que a fabricante pudesse ter com o SO Android da Google, e isso veio a calhar.

No momento a Huawei está com uma permissão temporária de 90 dias para trabalhar com as empresas norte-americanas, incluindo a Google, porém o prazo expira no dia 19 de agosto. Segundo os rumores, os smartphones da companhia deverão começar a receber o SO no mesmo mês.

Conforme mencionado, o SO da Huawei já estava em desenvolvimento desde o ano passado e seus testes já haviam iniciado, porém não havia necessidade de lançá-lo, mesmo sendo um sistema restrito aos aparelhos da marca, isso porque ela estava em bons termos com a Google.

Huawei aumenta testes de seu sistema operacional ARK OS..
A Huawei está intensificando os testes de seu Sistema Operacional Móvel, o ARK OS, e pode lançá-lo em agosto. (Foto: Divulgação)

Não há muitas informações disponíveis sobre o ARK OS, mas de acordo com os rumores, ele deverá chegar em agosto exclusivamente para os aparelhos da marca, o que é positivo, pois o sistema fechado permitirá um suporte mais eficaz aos dispositivos que o abrigarem.

A sansão do governo norte-americano afeta grandemente o negócio da Huawei, principalmente em relação aos smartphones. Mas, a gigante chinesa está correndo atrás do prejuízo e a cada novo passo ela reduz sua dependência de empresas parceiras nos EUA.

Com novas parcerias na China, ou mesmo dentro de sua própria empresa, a Huawei pode acabar se tornando mais forte do que nunca. Dadas as possibilidades, a empresa pode ressurgir mais forte ou então perecer no mercado mobile, mas nesse ritmo, parece que será a primeira alternativa.

Fonte: Android Headlines