O Android 10 ainda é bastante recente, e as fabricantes já estão trabalhando para entregar a novidade aos seus aparelhos. Contudo esse processo costuma demorar para a maioria dos aparelhos, mas a Google está planejando acabar com isso.
O caso é que as fabricantes levam um tempo considerável para adaptar o código-fonte do Android para seus aparelhos, e com isso, seguem lançando aparelhos com a versão anterior do sistema, no caso, o Android 9.
Porém a Google determinou que a partir de 1º de fevereiro de 2020, aparelhos carregando o Android 9 Pie não serão mais certificados.
Ou seja, a partir desta data, as fabricantes deverão lançar smartphones carregados com o Android 10 de fábrica, e não a versão anterior.
Ainda faltam alguns meses para que o prazo expire, então até lá as fabricantes ainda vão certificar novos modelos com o Android 9. Com isso, é provável que ainda vejamos alguns smartphones serem lançados com essa versão do sistema alguns meses após o prazo finalizar.
Com a Google exigindo que os aparelhos cheguem com Android 10 após a data limite, as fabricantes não terão outra opção a não ser lançar aparelhos atualizados.
A notícia é muito interessante, afinal a fragmentação do Android é muito grande. Para efeito de comparação, o Android 7 Nougat é a segunda versão mais utilizada atualmente, com 19,2% de participação de mercado.
O terceiro lugar é do Android 6 Marshmallow com 16,9% de participação, seguido pelo Android 9 Pie, com apenas 10,4% de participação, sendo que na época da divulgação desses dados ele já estava disponível havia quase um ano.
Com a exigência da Google, esse quadro mudará, pois os novos modelos chegarão com o atual Android 10, e não versões anteriores, permitindo assim que a fragmentação diminua.
Mas e aí, o que você acha da medida tomada pela Google? Comente!
Fonte: XDA Developers