Futuras versões da Siri da Apple poderão identificar emoções do usuário

Imagem ilustrativa de uma mulher utilizando a tecnologia de reconhecimento facial da Apple.

A Apple acaba de patentear uma nova tecnologia, que vai além do reconhecimento de voz e que leva o reconhecimento facial a um novo nível. Com a novidade, futuras versões da assistente Siri poderão interpretar as emoções dos usuários.

Este recurso ajudaria a atual assistente, ou mesmo um novo sistema, a identificar e melhor interpretar as solicitações feitas. Com isso, o número de vezes que uma solicitação falada é mal interpretada reduziria, pois as expressões também seriam consideradas.

A patente foi registrada no USPTO (Órgão de Propriedade Intelectual dos Estados Unidos), e se esse novo software for bem sucedido, ele realmente pode mudar o mercado.

A imagem pertence à patente da Apple e descreve o funcionamento da nova tecnologia que pode chegar à Siri no futuro.
Descrição da patente sobre o processo onde as expressões faciais podem ser adicionadas.

Em suma, a assistente da Apple poderia utilizar o reconhecimento das emoções para interpretar de outras maneiras um comando de voz.

“[…] As informações de reação do usuário são expressas com uma ou mais métricas, como uma probabilidade de que a reação corresponda a um determinado estado, positivo ou negativo, ou um grau em que está expressando a reação.”

De acordo com a patente, esse sistema funciona por um microfone, uma entrada de áudio e por uma câmera, responsável por obter uma ou mais imagens.

A tecnologia patenteada pela Apple é baseada no FACS (Sistema de Codificação de Ação Facial, em tradução livre).

Imagem ilustrativa de smartphone utilizando o recurso de reconhecimento facial no rosto de uma mulher.
A novidade pode auxiliar a Siri da Apple a ser mais precisa em suas respostas e ações.

Trata-se de um padrão para taxonomia facial, criado em 1970, e que categoriza todas as possíveis expressões do rosto humano em um catálogo de referência.

Utilizando o FACS, o software da Apple atribui pontuações para determinar a interpretação correta de cada expressão, e em seguida pode fazer com que a Siri reaja, ou responda, em conformidade.

Realmente seria muito interessante ver esse tipo de tecnologia chegar ao mercado. Porém, por se tratar de uma patente, não há garantias de que realmente veremos o recurso chegar oficialmente no futuro, mas vale a pena esperar.

Mas e você, gostaria de testar este recurso na Siri? Comente!

Fonte: Apple Insider