Infelizmente no Brasil não é incomum vermos atividades fraudulentas envolvendo ligações telefônicas a partir de números móveis. Para ajudar no combate deste tipo de prática, os celulares pré-pago que não forem recadastrados serão bloqueados.
O caso é que as linhas que não tiverem os dados dos usuários atualizados até a próxima segunda-feira (18), serão bloqueadas pela Anatel. Este já é o prazo final para o recadastramento dos celulares pré-pago.
A exigência vale para as cidades dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo.
Já os celulares pré-pago dos estados Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina já estão alinhados com o projeto da Anatel, já tendo passado pelo recadastramento.
Vale ressaltar que os usuários de linhas pré-pagas que não estão com o cadastro completo serão contatados por suas respectivas operadoras através de SMS, ligações e até mesmo pop-up em sites para que atualizem seus cadastros.
A ação da agência brasileira visa a criação do cadastro nacional de usuários de telefonia celular pré-paga. Assim que o recadastramento das linhas de celulares pré-pago for concluída, todos os dados serão armazenados em um site desenvolvido pela Anatel.
Caso você precise atualizar sua linha, ou esteja com quaisquer dúvidas a respeito, pode contatar sua operadora para mais esclarecimentos, os números estão abaixo:
- Algar: 1055
- Claro: 1052
- Oi: *144
- Sercomtel: 1051
- Tim: *144
- Vivo: 8486