CES 2020: Samsung apresenta Neon, seu projeto de “Humano Artificial”

Matheus Henrique - Editor
Samsung Neon logo.

Alguns dias atrás a Samsung iniciou a divulgação do Neon, mas sem deixar claro de que se tratava. As especulações apontavam para uma assistente virtual inteligente, e não estavam totalmente erradas.

A gigante sul-coreana finalmente acabou com o mistério, e apresentou o novo projeto durante a CES 2020.

O Neon é o projeto de “Humano Artificial” financiado pela Samsung. São avatares humanos ultrarrealistas, cuja finalidade é de entretenimento e negócios, eles podem atuar até mesmo como guias e recepcionistas, por exemplo.

Os Neons, como são chamados, são o primeiro produto da Samsung Technology and Advanced Research Labs, ou, STAR Labs.

Avatares Neon.
Os Neons são inteligentes e podem criar memórias e expressar emoções.

A nova tecnologia financiada pela Samsung permite que esses avatares expressem emoções, sejam inteligentes e até mesmo capazes de criar memórias e aprender novas habilidades.

No entanto, eles não são muito diferentes das atuais assistentes virtuais, como a Siri ou mesmo o Google Assistente. Isso porque eles não conseguem fazer atividades muito além do que essas assistentes já são capazes.

O Neon pode ajudar o usuário com listas de afazeres e metas, mas ainda não são capazes de lhe dizer a previsão do tempo, por exemplo.

Teasers liberados pela Samsung para divulgar o Neon.
A Samsung já vem liberando teasers do Neon há alguns dias.

Ainda assim, o Neon é impressionante. Os avatares, inclusive, possuem personalidade própria, e poderão ser usados em várias áreas da vida de seus usuários. Podem ser porta-vozes e até âncoras de TV.

Pranav Mistry, CEO do Neon e chefe do STAR Labs descreve os Neons como uma tecnologia que fará parte de nossas vidas, podendo até mesmo ser o melhor amigo de seu usuário.

Fica claro que, apesar de estar sendo financiado pela Samsung e fazer parte do STAR Labs, os Neons não tem nenhuma relação com a Bixby, e não são um produto da fabricante.

Os Neons

Para finalizar, é importante falarmos um pouco sobre os “Humanos Artificiais”, os Neons. Esses avatares são alimentados por uma tecnologia da marca, composta pela CORE R3 e pela SPECTRA.

A CORE R3, ou “realidade, em tempo real e responsivo”, é a responsável por garantir que os avatares respondam rapidamente, em poucos milissegundos, e de forma realista.

Já a SPECTRA, é o que garante que os Neons vão aprender, ter memória, emoções e ser inteligentes.

Exemplos de avatares Neon.
Os Neons poderão ser usados até mesmo no ambiente de negócios, como recepcionistas e porta-vozes, por exemplo.

Um detalhe importante sobre a nova tecnologia financiada pela Samsung, é a segurança. A privacidade do usuário foi levada em conta no desenvolvimento do Neon.

Graças ao CORE 3, os avatares não são resultado de vídeos, sequências ou cenas de pessoas reais, essa tecnologia cria novos comportamentos e interações que são únicas e não foram utilizadas antes.

De acordo com a marca, a privacidade do usuário é um ponto central de funcionamento do Neon. Sendo assim, apesar de ser similar à aparência real de pessoas, seu funcionamento é muito diferente de deepfakes ou qualquer outra tecnologia.

Disponibilidade

Apesar de já ter apresentado a nova tecnologia, a startup da Samsung ainda está trabalhando no Neon. É esperado que no final de 2020 seja lançada sua primeira versão de testes através de parcerias em vários mercados.

Compartilhe
local gravatar
Por Matheus Henrique Editor
Me Siga:
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.