Como sabemos, a epidemia global de Coronavírus já está afetando diversas áreas, e agora está começando a interferir de forma mais severa no mercado Mobile: a falta de componentes vindos da China fez a Samsung e Motorola interromperem a produção de celulares no Brasil.
O surto do novo vírus na China já ocasionou uma grande quantidade de mortes, e acabou por impactar vários setores do mercado mundial. Recentemente, inclusive, a MWC 2020 foi cancelada, a feira de tecnologia esperava receber mais de 100 mil visitantes e expositores.
O vírus já havia interferido anteriormente na escassez de componentes para produção de smartphones das duas marcas citadas anteriormente em nosso país.
A Flextronics, responsável pela produção de smartphones da Motorola no Brasil, e a Samsung, já anunciaram a redução na produção de aparelhos por aqui em razão da falta de componentes.
A partir da próxima segunda-feira (17) a Flextronics dará férias coletivas por 10 dias para seus funcionários, o que afetará cerca de 80% de sua força de trabalho, são aproximadamente 2,2 mil.
Já a Samsung, que sofre com o mesmo problema, suspendeu as atividades da área de produção de smartphones durante três dias ainda esta semana, dispensando temporariamente cerca de 2,5 mil trabalhadores.
Devido ao surto de Coronavírus, os embarques para o Brasil acabaram sendo afetados, e isso resultou na falta de componentes para produção dos smartphones.
Como citado, o período de suspensão das atividades da Motorola e da Samsung por aqui já foi determinado, mas não significa que as coisas já estejam resolvidas.
Com o vírus ainda fora de controle, o risco de contaminação é alto. Então não há uma previsão para que a fabricação dos celulares volte ao normal, algo que ainda pode demorar.
Fonte: Convergência Digital