Google clona 3D Touch da Apple usando apenas um software

Matheus Henrique - Editor
Google Pixel 4 Oh So Orange traseira.

O Google anunciou uma série de novos recursos para seus smartphones Pixel, reforçando seu compromisso em atualizar os aparelhos com novidades antes de qualquer outro dispositivo Android. E um dos recursos é muito similar ao 3D Touch, da Apple.

O novo recurso permite que através de determinados toques mais fortes na tela sejam realizadas ações no smartphone. Como mencionado, é muito similar ao 3D Touch da Apple, que atualmente foi substituído pelo Haptic Touch nos iPhones mais recentes.

Para utilizar o recurso, o Google precisou apenas de um software. Isso é bastante interessante se levarmos em conta que a Apple abandonou o 3D Touch pois segundo ela, era necessário um hardware específico para usar a função, o que encarecia os custos de produção.

Neste primeiro momento a novidade é compatível com aplicativos selecionados e com a interface do sistema, incluindo o Launcher, Fotos e o Drive.

O recurso deve tornar a utilização do aparelho ainda mais prática, pois servirá como uma espécie de atalho para certos menus, sendo apenas essa sua funcionalidade por enquanto. Além disso, no futuro outros apps serão compatíveis com a novidade.

Google Pixel 4 Tela.
O novo recurso ainda tem uma utilidade muito específica, mas deve ser aprimorado no futuro.

O pressionamento longo oferecido pelo Google foi alcançado com um mecanismo de “aprendizado de máquina”, que cria algoritmos para detectar a pressão dos dedos na tela, enquanto a Apple utiliza um hardware específico para essa finalidade.

Não sabemos ainda se o recurso da gigante das buscas é tão preciso quanto o que está presente nos iPhones, mas é bastante interessante ver sua disponibilização para Android. Afinal, o novo recurso ainda pode ser aprimorado.

Fonte

Compartilhe
local gravatar
Por Matheus Henrique Editor
Me Siga:
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.