A pandemia de Coronavírus continua ganhando força e fazendo novas vítimas, e para conseguir acompanhar a disseminação do vírus, o governo dos EUA pode estar usando a localização de smartphones.
De acordo com novas informações, o governo norte-americano estaria rastreando a expansão do COVID-19 através dos dados de geolocalização de smartphones, algo que já está sendo feito na Europa.
Por enquanto a medida não está sendo usada no Brasil, porém a TIM já está ajudando o governo do Rio de Janeiro ao fornecer uma mapa de calor de conexões em sua rede, que assim como está sendo feito nos EUA, deve ajudar a entender e combater o novo Coronavírus.
Ainda sobre a medida nos Estados Unidos, esse rastreio está sendo realizado por meio da publicidade que chega aos consumidores, a qual precisa da localização do usuário para selecionar produtos de locais próximos.
Dessa forma, o governo não precisa chegar à um acordo com nenhuma fabricante ou operadora para conseguir essas informações, pois as permissões são das agências responsáveis pelas campanhas de publicidade online, que fornecem esses dados para o governo.
Como resultado, as informações coletadas são repassadas para autoridades locais para que possam evitar aglomerações, que são as situações ideias para disseminação do Coronavírus.
Na teoria, a ideia é boa, no entanto na prática ela pode deixar as pessoas muito insatisfeitas por invadir tanto sua privacidade. Em todo caso esses dados são anônimos, então apesar de saber sobre a movimentação das pessoas, o governo não sabe quem são cada uma delas.
Mas e aí, o que achou da medida tomada pelos EUA contra o Coronavírus? Comente!