A pandemia de COVID-19 têm feito vítimas fatais em todo o mundo, porém esse não é o único modo que a doença está afetando as pessoas. O vírus também tem grande impacto no mercado de tecnologia e outros setores, incluindo serviços como o YouTube.
Como sabemos, para evitar que o Coronavírus se dissemine ainda mais rápido, grandes eventos de tecnologia como a MWC 2020 e o Google I/O 2020 foram cancelados.
Além disso, com tantas pessoas em casa e com tantos alertas de saúde sendo emitidos por causa da pandemia, a carga sobre a infraestrutura da internet está cada vez mais pesada.
Como consequência, serviços de streaming estão diminuindo a qualidade de vídeos para que sua infraestrutura não caia, e é aí que entra o YouTube.
O streaming de vídeos do Google para Android restringiu sua qualidade de vídeo para no máximo 480p em algumas regiões da Índia.
Essa restrição entrou em vigor mesmo em vídeos que foram carregados em resoluções tão altas quanto 4K, e que anteriormente eram reproduzíveis nessa qualidade.
Neste primeiro momento, a restrição aplicada pelo YouTube em dispositivos Android parece restrita à algumas localidades da Índia, como Mumbai e Delhi, mas é possível que seja estendida para outras regiões do país em breve.
A restrição está em vigor independente de sua conexão à internet e qualidade, então não importa se o usuário está usando a 4G ou o Wi-Fi, a qualidade de vídeo não vai passar de 480p, mesmo se você for um assinante do YouTube Premium.
É importante ressaltar que essa medida afeta apenas dispositivos Android, por enquanto. Então se o usuário utiliza o streaming em um computador, não será afetado.
O YouTube ainda não se pronunciou à respeito dessas novas restrições na Índia, e ainda não sabemos se ela será estendida à outros países.