Android 11: Primeira beta é lançada oficialmente cheia de novidades

Matheus Henrique - Editor
android 11 primeira beta

O Android 11 está chegando, e agora, a primeira beta da nova versão do sistema operacional foi liberada. Essa nova versão do sistema operacional da Google trouxe muitas novidades, envolvendo permissões, notificações e também envolvendo controles.

Permissões e Privacidade

A nova versão do Android vai focar bastante em segurança e privacidade, e isso é evidente nas novas permissões do sistema operacional.

Permissões temporárias

Como publicamos recentemente em um artigo, o Android 11 terá um novo sistema de permissões aprimoradas. Será possível habilitar um acesso de uso único para a câmera, local e para o microfone em um aplicativo.

Android 11 screens

Também existirá uma opção que vai revogar o uso de uma permissão após um determinado período, tudo isso através do Gerenciador de Permissões, disponível a partir do Android 10.

revogar permissoes android 11
Opção para revogar a permissão.

Também teremos um marcador para habilitar a revogação da permissão durante certo tempo, porém, ainda não temos uma opção que especifique uma quantidade de tempo.

Localização funcionando em segundo plano

Apenas aplicativos aprovados pela Google poderão utilizar essa permissão na Play Store, os apps que não forem aprovados e que dependem dessa permissão, serão removidos.

Otimizações nas Notificações

Desde o lançamento da primeira Developer Preview do Android 11, vemos que a Google está focando bem nas notificações. Agora temos espaços dedicados e bolhas de conversação.

As notificações no smartphone vão ficar mais organizadas no Android 11, com uma seção separada para os chats dos aplicativos, como mostra a imagem abaixo:

android 11 mensagens e chat

Assim temos novas opções nessa área, ações específicas como silenciar, adiar, favoritar e até mesmo mostrar uma bolha para a conversa.

Bolhas de conversas

xda developers android 11

As bolhas de conversas estão interligadas na interface do Android 11, anteriormente era preciso habilitá-las nas opções de desenvolvedores. Agora como recurso nativo, vemos que até existe um atalho na captura da tela usando essa função.

Novas opções para controle

Vemos que os lançamentos atuais estão cada vez mais integrados com o assistente do Google, e isso vai desde acessórios a TVs. O Android 11 vai transformar o smartphone na central de controle de todos esses aparelhos, através da API de Controles de Dispositivo.

Para acessar essa central de controle, basta segurar o botão de desligar até que o menu apareça:

Quando a tela aparecer vão surgir muitas opções, desde opções para registro de cartões de crédito e débito para pagamentos via NFC pelo Google Pay e também recursos de segurança dos dados nessa área.

Volume e Mídia

android 11 midias e volume

Até o momento, essa opção só pode ser habilitada através das opções de desenvolvedores. O novo controle permite alternar o dispositivo onde o som do seu telefone é reproduzido como um fone de ouvido Bluetooth ou caixa de som.

Essa opção está localizada na área inferior da tela, facilitando o acesso no aparelho.

Media Controls

O usuário poderá ajustar as opções de volume na tela, incluindo as dos acessórios conectados ou de conteúdo que está reproduzindo em outro dispositivo. Até o momento, isso só era possível através do menu do Bluetooth ou usando um aplicativo de terceiros.

Outras novidades

Acesso por voz

Falando sobre acessibilidade, o Android 11 vai trazer o recurso de acesso por voz, criando pontos de acesso baseados no contexto da tela. Botões criados pelo cortex visual do sistema vão indicar quais comandos o usuário deve dizer para acessar determinado conteúdo presente na tela, possibilitando que até mesmo pessoas com dificuldades motoras usem um smartphone sem nenhuma dificuldade.

Preenchimento automático no teclado

android 11 pagamentos

Com esse novo recurso o teclado padrão vai sugerir usuários e senhas guardados no aparelho quando você pressionar em um campo que possa ser preenchido por eles, evitando o uso de caixas flutuantes

Project Mainline

O Project Mainline foi apresentado no Android 10, com o objetivo de fortalecer a segurança dos dispositivos com o sistema da Google. Com ele, atualizações essenciais de aplicativos e sistema são realizadas diretamente pela Google Play Store em um novo formato de módulos, baixados e instalados ao mesmo tempo.

A grande mudança é que no Android 10 haviam 13 módulos de segurança, no Android 11 DP1 o número subiu 20. No Android 11 Beta 1 tivemos um novo aumento para 25 módulos.

Disponibilidade e Atualização

O primeiro beta do Android 11 chegou aos smartphones da linha Pixel, conforme a lista abaixo:

  • Google Pixel 2
  • Google Pixel 2 XL
  • Google Pixel 3
  • Google Pixel 3 XL
  • Google Pixel 3a
  • Google Pixel 3a XL
  • Google Pixel 4
  • Google Pixel 4 XL

Fonte

Compartilhe
local gravatar
Por Matheus Henrique Editor
Me Siga:
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.