Android 11: Três recursos não serão liberados para todos os smartphones

Android 11 recursos.

Anualmente o Google lança uma nova versão do sistema operacional Android. A versão da vez é o Android 11, que ainda está em sua versão de testes, porém há uma má notícia que precisamos compartilhar.

No início deste mês, vimos o lançamento da primeira versão beta do sistema, e pudemos conhecer alguns dos melhores recursos que os usuários poderão aproveitar com a nova versão do robozinho.

Mas, como nem tudo são flores, três dos principais recursos do Android 11 não serão disponibilizados para todos os smartphones atualizados.

O sistema Android é um sistema operacional de código aberto licenciado sob o Apache 2.0, ou seja, qualquer pessoa – seja ela um desenvolvedor independente ou parte de uma grande empresa, pode distribuir o SO em seus dispositivos.

Trocando por miúdos, o Google disponibiliza o SO aos fabricantes e permite que eles realizem as alterações necessárias para utilizar o SO em seus smartphones. E para que tudo flua bem, a gigante das buscas exige que alguns recursos sejam obrigatórios.

Smartphone com Android 11.
Alguns smartphones não receberão três importantes recursos da nova versão do Android.

O caso é que nem todos os recursos presentes no Android 11 serão de implementação obrigatória, pelo menos três deles serão opcionais, então é possível que as fabricantes os ignorem em alguns aparelhos.

O primeiro recurso é o gerenciador de dispositivos. Esse recurso permite que, ao pressionar o botão de energia do smartphone, o usuário receba as opções relacionadas ao celular e também de outros dispositivos inteligentes conectados à ele, tornando mais simples ativar ou desativar aparelhos em casa.

Outra novidade do Android 11 que pode não estar presente em todos os smartphones é o novo design das notificações. Nesse novo design, as conversas de apps mensageiros ficam em uma aba separada das demais notificações, facilitando a interação.

E por último, a API de credenciais para documentos. Esse recurso permite que os usuários guardem documentos digitais no aparelho de forma segura e com execução em um espaço de hardware isolado, o que seria muito útil pra muita gente.

Ainda não sabemos quais fabricantes deixarão esses recursos de lado em seus aparelhos, mas conforme o Android 11 for liberado, descobriremos os “azarados”.

Fonte