Galaxy Tab S7+ roda com taxa de atualização de 120 Hz sem limitações

Matheus Henrique - Editor
Tab S7 Plus tela.

A linha Galaxy Note 20 não foi o único lançamento importante da Samsung nesta semana, também vimos a chegada do Galaxy Tab S7 e do S7 Plus, e este último ainda nos promete bastante satisfação.

O caso é que o novo tablet da Samsung poderá utilizar todo potencial de sua tela de 120 Hz, pois não há nenhuma limitação de software no dispositivo, ao menos na variante Plus.

Como todos sabemos, os usuários da série Galaxy S20 tiveram uma grande decepção com a tela de seus smartphones. Apesar de contar com a taxa de atualização de 120 Hz, essa não podia ser utilizada na resolução máxima da tela.

Essa restrição deixou os usuários muito descontentes, e a Samsung parece ter aprendido a lição, ou ao menos em parte, afinal, o Galaxy Note 20 Ultra conta com essa mesma limitação. Felizmente, o Galaxy Tab S7 Plus é uma feliz exceção à regra.

A variante mais potente da nova geração de tablets premium da Samsung permite o uso da tela de 120 Hz em simultâneo à resolução Quad HD+, e não, não há nenhum problema em fazer isso, a menos que você considere o alto consumo de energia um problema.

Galaxy Tab S7 Plus tela.
O Tab S7 Plus roda com taxa de atualização de 120 Hz em simultâneo a resolução Quad HD+.

O motivo do Note 20 Ultra não conseguir oferecer a capacidade máxima da tela é a falta de poder de processamento. Apesar de poderoso, seu chipset não seria capaz de entregar a alta taxa de atualização ao mesmo tempo em que exibe conteúdo Quad HD+.

Curiosamente, o Galaxy Tab S7 Plus não enfrenta esse problema, mesmo utilizando o processador Qualcomm. O fato é que o Tab S7 vem em variante única, ou seja, só é possível comprá-lo com chipset Snapdragon 865 Plus.

Já o Note 20 Ultra tem variantes com Snapdragon e Exynos. É provável que o Exynos não tenha poder de processamento suficiente para realizar as duas tarefas ao mesmo tempo.

Para não “desfalcar” o aparelho em alguns mercados onde vai com chip Samsung, o recurso pode ter sido deixado de lado em ambos. Outro motivo pode ser a bateria. Os dois recursos combinados tem algo consumo de energia, mas o Galaxy Tab S7 Plus tem 10.090 mAh, então isso não é problema.

Seja como for, a Samsung não revelou a verdade por trás deste caso, mas se tiver algum suposição, gostaríamos de ouvir, conta aí!

Fonte

Compartilhe
local gravatar
Por Matheus Henrique Editor
Me Siga:
Matheus Miranda é jornalista especializado em tecnologia e fundador do Mobile Bit. Desde 2013, ele dedica-se a reportar as últimas novidades do universo de smartphones e dispositivos eletrônicos, oferecendo ao público análises aprofundadas e cobertura atualizada dos principais desenvolvimentos do setor.