O Instagram está focado em aumentar mais a segurança de seus usuários dentro de sua rede social. A plataforma vai solicitar uma identificação para confirmar que a sua conta não é falsa para que assim possa combater bots e perfis fakes.
De acordo com uma postagem oficial, o pedido para fornecer um ID válido que será feito somente quando forem detectados comportamentos potencialmente suspeitos. Dessa forma isso vai abranger uma pequena parcela da comunidade.
Aqueles que não responderem à solicitação do Instagram, terão a sua conta impedida de publicar conteúdo ou até mesmo desativada. O parâmetros para identificar e enviar o pedido será quando o perfil não houver um nome distinto, não mostrar sinais de atividade ou dar indícios de automação em comandos.
Caso seja identificado um desses pontos, o usuário deverá mostrar algum dos seguintes documentos válidos: certidão de nascimento, carteira de motorista, passaporte, certidão de casamento, título de eleitor, cartão de seguro pessoal ou veicular, visto ou documentos oficiais de alteração de nome, entre outros.
Para proteger os documentos das pessoas que vão precisar enviá-los, o Instagram informou que os dados recebidos serão destruídos após 30 dias da conclusão do processo de verificação. Além disso, a identificação não ficará visível para outras pessoas dentro da plataforma.