Rich Business Messaging: Vivo, Claro, Tim e Oi anunciam novo formato

rich business messaging no brasil

As operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi em parceria com a Google, anunciaram o Rich Business Messaging (RBM), a nova plataforma de mensagens comerciais que oferece uma comunicação personalizada e uma interação mais prática durante o contato.

Esse novo recurso é apoiado pelas fabricantes (OEMs) de smartphones com sistema operacional Android, como Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo. Com isso, o serviço permite criar mensagens com identidade visual da marca ou empresa, enviar arquivos multimídia e GIF, além de relatórios de envio e leitura.

As empresas também poderão ter um selo de verificação, o que ajuda a confirmar a sua autenticidade, além da proteção contra spam do recurso RCS, que alerta sobre números suspeitos. O RCS é o protocolo sob o qual o RBM vai trafegar.

rich business messaging mensagens
O novo padrão vai facilitar a comunicação através das mensagens.

O Rich Communication Services é o serviço que substitui o SMS padrão, usado em aplicativos como o Android Messages e o Samsung Messages.

O serviço será oferecido pelas operadoras em dois modelos de cobrança: por mensagens avulsas ou por sessão de até 24h, que ocorre quando o usuário responde a mensagens antes desse período.

As quatro operadoras devem liberar até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações sobre a pandemia de COVID-19. Assim, não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o app Mensagens para se comunicar via RCS.