A Apple apresentou durante o seu evento de lançamento, o novo iOS 14, que foi oficializado para os dispositivos da fabricante. Apesar do novo iPhone 12 não ter sido apresentado, podemos conferir as novidades do novo software.
Personalização
O iOS 14 traz uma nova área de trabalho, capaz de lidar com aplicativos e também widgets. Agora será possível personalizar o seu iPhone, tirando alguns apps da tela principal e tornando eles acessíveis através de uma gaveta.
Além disso, agora temos o modo multi-tarefas e a implementação do modo picture-in-picture para o Facetime e também para plataformas de vídeo, como o YouTube. E é claro que sabemos que esse recurso no app da Google está disponível apenas para os usuários do YouTube Premium.
Acessibilidade e atalhos
O iOS 14 recebeu bastante destaque nessa categoria, com melhorias importantes no VoiceOver, que é mais independente para ler a tela. Agora o recurso é capaz de identificar o dentro dentro das imagens, mesmo que não tenha sido inserido um texto alternativo na descrição.
O recurso vai interpretar algumas palavras-chave com o objetivo de ajudar os deficientes visuais a entender o contexto na tela do telefone.
Também temos o toque configurável duplo ou triplo na traseira do iPhone, que pode ser configurado para uma determinada ação. Que vai desde a captura da tela, como a abertura de algum aplicativo.
E o tradutor incluindo nos aparelhos da Apple agora é capaz de traduzir em tempo real as falas.
AppClips
O iOS 14 também está fazendo melhorias quanto aos seus aplicativos. Para exemplificar, imagine que você está em um local em que tudo precisa ser feito por aplicativo? Como nem todo mundo tem um pacote de dados robustos é aí que entra o AppClips.
Ele vau trabalhar em conjunto com diversas marcas, disponibilizando uma etiqueta QR Code para escanear pela câmera, e assim, fazer o download da versão lite do aplicativo.
E nem precisamos comentar que será exibido apenas o básico para confirmar a compra ou realizar a ação.
Privacidade e Segurança
O iOS 14 inclui um novo recurso de GPS que permite ao usuário repassar de forma imprecisa a sua localização. Assim, caso você não confie totalmente em uma certa aplicação, pode no máximo exibir a cidade em que você está.
Além disso, o usuário vai ter autonomia de decidir se uma aplicação terá acesso completo a sua galeria na hora de realizar um upload de fotos, ou se o conteúdo será acessado apenas de maneira limitada.
A nova versão do sistema também vai informar quando alguma aplicação estiver tentando usar o microfone ou a câmera em segundo plano.
AirPods
Graças ao novo iOS 14, teremos melhorias nos AirPods de primeira e segurança geração, além do Pro e do Powerbeats. Os fones vão ganhar o suporte a multi-conexão inteligente, assim, o iPhone será capaz de compreender que quando você executar a Netflix em um iPad que está próximo de você, seu objetivo é escutar o áudio do tablet.
Assim, o usuário não terá necessidade ficar conectando e desconectando direto.
Compatibilidade
Todos os iPhones a partir do 6S receberam a nova atualização para o iOS 14, com os seus recursos. E é claro que isso também incluí o iPhone SE lançado em 2016.
A interface será lançada amanhã, portanto, confira se o seu smartphone possuí espaço útil.