Durante um evento realizado terça-feira (15), a Apple anunciou os novos iPad Air 4, iPad 8, Apple Watch Series 6 e o Apple Watch SE. A fabricante revelou também os preços dos produtos para o mercado brasileiro, um valor bem salgado por sinal.
Mas o interessante é que durante o evento, tivemos acesso aos detalhes oficiais do novo A14 Bionic, o processador presente no iPad Air 4. Mas além de esta presente no novo tablet, o chipset também vai equipar a linha iPhone 12.
E com as informações reveladas pela Apple, conseguimos ter uma ideia da performance desse processador, que por sinal é o primeiro chipset com 5 nm do mundo.
Por ter sido desenvolvido no processo de 5 nm, o processador supera todos os rivais do mundo Android e até mesmo os chips de notebooks e desktops. O processador vem com 6 núcleos, acompanhado de uma GPU de 4 núcleos, que segundo a companhia entrega ganhos de 40% em processamento e 30% em processamento gráfico em relação ao A12 Bionic.
É claro que se usarmos as informações da geração anterior, o A13 contra o A12, podemos ver que o salto de geração amplia apenas 17% em CPU e modestos 8% em GPU.
Apesar de tudo, podemos ter uma ideia de que a eficiência será o ponto forte do novo processador, já que a Apple destacou que o iPad Air 4 com uma bateria de 28,6 Wh vai contar com a mesma autonomia do iPad Air 3 que tinha uma bateria de 30,8 Wh.