A Nvidia anunciou esse ano a nova geração das placas RTX, com a RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090. As novas placas foram responsáveis pelo maior salto desempenho entre gerações na parte gráfica, algo sem dúvida muito impressionante.
No entanto, a companhia já estava trabalhando com a dificuldade de entregar estoques suficientes para os seus modelos mais avançados, como a RTX 3080 e a RTX 3090. Sendo que agora, a Nvidia está comunicando que não será fácil achar esses modelos nos próximos meses.
O problema envolvendo esses modelos é relacionado a questão de demanda, muito inesperada, e difícil de reprojetar a produção em um prazo a curto e médio prazo.
Tanto que até a RTX 3070 acabará sofrendo do mesmo problema do que as suas irmãs mais fortes. Ao invés de ser disponibilizada no dia 15 de outubro, o consumidor só a verá a partir do dia 29 de outubro.
Mesmo no início de 2021 a Nvidia ainda não terá estoques adequados a demanda, o que significa que a AMD pode aproveitar esse período para aumentar as suas vendas no mercado.
E é claro que a situação também vai abranger as placas RTX no Brasil, mas ainda assim, dado o salto de potência, ainda é melhor esperar as novas placas do que adquirir as antigas.