A Apple foi notificada pelo Procon-SP por conta da venda de iPhones sem carregadores. A empresa deve se explicar por vender o iPhone 11, XR e SE sem carregador na caixa, além disso, não teremos o adaptador de tomada com o iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e Pro Max quando eles forem lançados no Brasil.
“A venda separada do aparelho e do carregador é uma inovação que pode configurar prática abusiva, pois um precisa do outro para ter utilidade.”
Fernando Capez, Procon-SP
A Apple precisa responder a algumas perguntas para o Procon de SP, como:
- por que a empresa decidiu vender o iPhone sem o adaptador de tomada na caixa?
- qual é o preço de um carregador oficial adquirido de forma separada?
- quanto tempo a bateria leva para ser recarregada com esse carregador?
- como funcionará a garantia se o cliente adquirir o iPhone e o acessório em datas diferentes?
- o consumidor pode usar outros carregadores com o iPhone?
Apple se pronuncia sobre ausência do carregador
A Apple informou que deixou de incluir o carregador na caixa porque seus clientes já possuem milhões de unidades desse acessório. A empresa alega que essa medida foi feita para reduzir a geração de lixo eletrônico e proteger o meio ambiente, não para cortar custos.
É claro que é muito dificil de acreditar nisso, afinal, os iPhones vêm com cabo USB-C, incompatíveis com o carregador USB-A que acompanhava quase todos os iPhones já lançados, com exceção do 11 Pro e Pro Max.
Já na França,as fabricantes são obrigadas a venderem celulares com fone, então a Apple decidiu usar duas caixas em vez de uma só. No Brasil, o preço do carregador USB Tipo C de 20W é de R$ 219.