O Procon-SP tem uma página que lista uma série de lojas online aos quais os usuários devem evitar por não serem confiáveis para compras. E a lista se chama justamente “Evite esses sites”, e se torna bem útil na hora de fazer comprar na Black Friday 2020.
Na lista temos empresas que receberam reclamações de usuários diretamente no Procon, foram notificadas e não responderam ou não foram encontradas.
Até o momento da publicação desse artigo, temos mais de 170 lojas de diferentes segmentos cadastradas no site do Procon.
A lista mostra informações bem completas, como o endereço URL do e-commerce, razão social, CPF ou CNPJ. Além disso, temos a data que a loja foi incluída na lista e se ainda está no ar ou foi retirada.
É importante que o usuário procure saber se a loja é confiável antes de comprar, e como é de se esperar, é possível ver esse tipo de informação no Procon e em canais como o Reclame AQUI.
Para acessar a página “Evite esses sites”, basta clicar neste link. A última atualização foi feita em março de 2020, mas existem lojas cadastradas em 2015 que ainda estão disponíveis.
Uma outra maneira de evitar golpes é ir consultando desde já os preços dos produtos em que você está de olho, para não cair em ofertas que são falsas. E também ver se não houve modificação de preço na hora do anúncio e também quando o produto vai pro carrinho.