WhatsApp: Aprenda como ativar a verificação em duas etapas

WhatsApp verificação em duas etapas.

O WhatsApp é o aplicativo mensageiro mais utilizado no Brasil, e com certa frequência recebe novos recursos interessantes. Mas, o app também conta com o recurso de verificação em duas etapas, que é muito importante, mas não é levado à sério.

A verificação em duas etapas não é uma função obrigatória para o mensageiro, é opcional. Mas, por se tratar de um recurso relacionado à segurança do usuário, recomendamos que seja utilizado.

Quando ativado, o recurso tornará o acesso à sua conta mais seguro. Basicamente, quando houver uma tentativa de usar seu número em outro aparelho, será necessário inserir um PIN de seis dígitos, impedindo que usuários maliciosos acessem sua conta.

Essa breve explicação por si só já mostra a importância de ter o recurso ativado, afinal, o WhatsApp é muito usado por criminosos para roubo de dados e outros crimes.

Verificação em duas etapas – Como ativar?

Mas, como é feita a ativação do recurso? É bem simples. Para começar, você precisará acessar as “Configurações” do aplicativo, para isso, é só clicar no menu de três pontinhos que fica no canto superior direito do app.

Em “Configurações”, procure a sessão “Conta”, e vá até “Confirmação em duas etapas”. Ao acessar essa opção, clique em “Ativar”, e aí é só escolher uma senha de seis dígitos para o WhatsApp.

Print confirmação em duas etapas do WhatsApp.
O passo a passo para ativar o recurso é muito simples.

Depois de digitar o PIN, o app pedirá que você o digite novamente. Após isso, você deve informar um endereço de e-mail válido, essa etapa é importante pois é com este e-mail que você conseguirá retomar o acesso à sua conta se acabar esquecendo a senha que criou.

Por fim, clique em “Avançar” e confirme o endereço de e-mail, para garantir que tudo está certo. Feito isso, é só clicar em “Salvar”.

O que preciso saber sobre a Verificação em duas etapas?

Agora que você sabe como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp, precisa saber apenas alguns pontos para ficar ainda mais seguro.

Por que o e-mail é importante? O e-mail que você escolheu para vincular ao app precisa ser seguro, e precisa ser um e-mail válido, pois se você esquecer a senha, o WPP vai lhe encaminhar um link através deste e-mail para desativar o recurso e permitir que você acesse sua conta.

Mas, atenção: não use e-mails compartilhados ou de trabalho, para que ninguém mais tenha acesso. Ressaltamos ainda, que o e-mail para desativação da verificação em duas etapas só será enviado para você se você o solicitar.

Então, se você não esqueceu a senha, mas mesmo assim recebeu um e-mail do WhatsApp para desativar o recurso, não clique nele, pois alguma outra pessoa pode estar tentando registrar seu número de celular e invadir sua conta.

Outro ponto importante é que, assim que ativar o recurso, só conseguirá reverificar seu número no WhatsApp após sete dias. Ou seja, se você esquecer sua senha, mas não tiver fornecido um e-mail de verificação, precisará esperar sete dias para reverificar seu número novamente.

Verificação em duas etapas do WhatsApp.
A verificação em duas etapas garantirá que nenhum usuário malicioso acesse sua conta.

Após estes sete dias, você conseguirá reverificar seu número sem o PIN, mas perderá as mensagens pendentes ao fazer a reverificação, pois o app vai apagá-las.

Agora, isso é importante: Se a reverificação for feita após 30 dias desde a última vez que você utilizou o WhatsApp e sem o PIN, a sua conta será apagada e uma nova conta será criada.

Posso alterar o PIN ou o e-mail? Sim. Se você quiser mudar o PIN ou o endereço de e-mail que escolheu, é só repetir o passo a passo deste tutorial usando seu celular.

E, para garantir que você não esquecerá o PIN, o WhatsApp pedirá de tempos em tempos que você o digite novamente. Essa confirmação periódica do PIN não pode ser desativada enquanto a verificação em duas etapas estiver ativa.

E aí, ficou alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe
Me Siga:
Catarina iniciou sua caminhada como redatora em 2015. Desde então, vem produzindo artigos sobre as principais novidades do mercado mobile – os smartphones Android são seus favoritos. Quando não está na frente do computador, está com seus gatos lendo um bom livro, fotografando, ou apenas preparando mais café.