A Qualcomm iniciou dezembro com seu evento Snapdragon Tech Summit 2020, e é claro, nesta edição ele é totalmente online, por conta da pandemia. Durante o evento, a companhia anunciou seu mais novo chip high-end, o Snapdragon 888 5G.
O novo chip da Qualcomm teve um grande salto em qualidade gráfica, e trouxe ainda a nova geração dos modems 5G e inteligência artificial.
Começando pelo processamento gráfico, a Qualcomm afirma que a terceira geração da tecnologia Snapdragon Gaming Elite teve a atualização mais significativa no desempenho da GPU Adreno até o momento. Esta geração conta com drivers de GPU atualizáveis e renderização gráfica de até 144 fps.
As fotografias também terão uma melhoria significativa no Snapdragon 888, isso graças ao Qualcomm Spectra ISP, que permite a captura de imagens e vídeos a uma velocidade de até 2,7 gigapixels por segundo, ou cerca de 120 fotos com resolução de 12 MP em um segundo.
Segundo a fabricante, isso representa um aumento de 35% na velocidade, se compararmos com a geração anterior, número bastante expressivo.
O novo chip high-end também conta com a sexta geração do Al Engine, que traz um processador Qualcomm Hexagon redesenhado.
A promessa da fabricante é de mais eficiência energética, com até 26 tera operações por segundo (TOPS). O Snapdragon 888 5G também oferece a segunda geração do Sensing Hub, que conta com processamento AI constante.
Snapdragon 888 e a 5G
São muitos atrativos, porém, com o crescimento da tecnologia 5G mundialmente, todos queremos saber do que o novo processador é capaz neste segmento.
O processador da Qualcomm vem equipado com modem 5G que traz suporte ao 5G mmWave e sub-6. Isso garante que os aparelhos embarcados com o chipset possam aproveitar a quinta geração de banda larga móvel em todo o mundo.
Se isso não te convence, a Qualcomm realizou uma demonstração da tecnologia. A empresa utilizou dois carros controlados por meio da rede 5G mmWave, exibindo assim o potencial do novo Snapdragon 888.
Para isso, a companhia recebeu ajuda da Verizon e da Ericsson. O resultado foi que os pilotos podiam controlar seus respectivos veículos a mais de um quilômetro de distância, e também podiam obter imagens ao vivo da pista usando os recursos do novo chip.
Primeiros smartphones com Snapdragon 888 5G
O novo processador Qualcomm Snapdragon 888 5G já está previsto para alimentar smartphones de várias fabricantes, e já foi confirmado que um dos primeiros aparelhos alimentados por este chipset será o Mi 11.
Além da Xiaomi, há várias outras empresas interessadas no novo chip high-end. Dentre elas, temos a ASUS, BlackShark, Lenovo, LG, MEIZU, Motorola, Nubia, Realme, OnePlus, OPPO, Sharp, Vivo e ZTE, no entanto a lista não inclui a Samsung.