Em outubro vimos o lançamento da linha iPhone 12, com uma novidade não muito atrativa: o carregador e os fones de ouvido não vão mais acompanhar o aparelho na caixa. Bem, essa decisão da Apple não foi muito bem aceita aqui no Brasil.
Os novos iPhones chegaram ao Brasil com preço entre R$ 6.999 e R$ 13.999, e os compradores não ficaram muito satisfeitos em ter que adquirir o carregador separadamente, e acabaram procurando o Procon.
O Procon de São Paulo já havia notificado a fabricante sobre o caso, porém agora ele deve passar a exigir que a Apple forneça o carregador na caixa de toda linha iPhone 12, ao menos em São Paulo, e para os consumidores que solicitarem o item na compra.
A Apple, como sabemos, alega que a ausência do carregador na caixa de seus novos smartphones é em prol do meio ambiente, no entanto, ela não conseguiu comprovar real benefício para o meio ambiente com essa medida.
No entanto, o Procon entende que o carregador é essencial para uso do aparelho, e de fato é. Com isso, será exigido o fornecimento do acessório para os compradores.
Essa medida está sendo tomada pelo órgão em São Paulo, porém consumidores de outros estados também podem procurar o Procon de sua região para que consigam se beneficiar dessa norma ao adquirirem um smartphone da linha iPhone 12.
A Apple, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre o caso, mas em breve ela deverá fazer algum tipo de comunicado à respeito.