Recentemente, vimos o lançamento do novo chip high-end da Qualcomm, o Snapdragon 888 5G, que alimentará os flagships da próxima geração de smartphones. Porém, apesar de muitos atrativos, o novo chip não terá suporte para a tecnologia AV1 em streaming de vídeo.
À nível de conhecimento, a tecnologia AV1 foi lançada em 2018 combinando codecs do Google, do Mozilla e Cisco, e com o tempo foi se integrando à outras companhias como a Apple, Facebook e Samsung.
Esse recurso de compressão de vídeo é muito usado por serviços de streaming, tendo como objetivo aumentar a eficiência de uso e dados e melhorar a qualidade do streaming, deixando o vídeo mais nítido e com maior resolução.
Trocando por miúdos, o AV1 garante que seu plano de dados não estoure no final do mês, mesmo assistindo vídeos em 4K (que ficam mais nítidos com essa tecnologia). Dito isso, você já pode ter uma ideia de como ela fará falta no Snapdragon 888 5G.
Judd Heape, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm, afirmou que o novo chip da companhia não oferece a tecnologia AV1 por conta dos custos e do cronograma.
Contudo, Heape também afirmou que em algum momento do futuro, o Snapdragon 888 5G será compatível com o recurso, mas infelizmente não deu nenhuma previsão de quando isso poderá ocorrer.
Como mencionado anteriormente, o novo chip da Qualcomm vai equipar uma grande quantidade de flagships da próxima geração, a própria Xiaomi já confirmou que o Mi 11 contará com o processador, e a Motorola, LG e OnePlus também usarão este chip.
Sendo assim, aqueles que adquirirem um smartphone com Snapdragon 888 5G de qualquer uma dessas fabricantes, poderão ficar um pouco frustrados ao usar serviços de streaming sem a dita tecnologia AV1.