Com o lançamento do Xiaomi Mi 11, a fabricante chinesa também aproveitou para oficializar a MIUI 12.5. Durante o evento, ela detalhou as mudanças no software da interface personalizada da companhia.
O nome já nos dá uma pista de que não são muitas as melhorias visuais, e isso é realmente verdade. Essa nova versão está focada em aprimorar a performance, a experiência do usuário e o polimento do sistema.
Índice
Os novos Super Wallpapers
Os Super Wallpapers apareceram na MIUI 12 com o lançamento do Mi 10 Ultra. Eles são basicamente papéis de parece animados que interagem com a tela de bloqueio e os movimentos realizados pelos usuários.
E na MIUI 12.5, temos duas novas opções: Geometry, que adiciona diversas formas geométricas com diferentes efeitos visuais, e Snow Mountain, que mostra diferentes ângulos de uma montanha nevada.
MIUI Plus
A MIUI Plus integra os smartphones da marca com os computadores, sendo possível ver as notificações, executar os apps no desktop, copiar e colar textos entre as plataformas, acesso imediato a screenshots e arquivos, que podem ser editados e sincronizados, e muito mais.
Só que a primeiro momento, apenas os seguintes modelos vão contar com esse recurso:
- Mi 10 Ultra
- Mi 10 Pro
- Mi 10
- Mi 9 Pro 5G
- Mi 9
- Redmi K30 Ultra
- Redmi K20 Pro
- Redmi K30 Pro
A Xiaomi também está recomendando os seguintes notebooks para usar essa funcionalidade:
- Mi Notebook Pro 15 Enhanced Edition
- Mi Notebook Pro 15,6″ 2020
- Redmi G gaming notebook
- RedmiBook 16
- RedmiBook 14 II
- RedmiBook Air 13
Privacidade
A Xiaomi adicionou uma série de novidades na MIUI 12.5 que visam entregar maior controle aos usuários. Dentre essas mudanças, temos três que merecem destaque, e vamos mencioná-las logo abaixo.
A primeira está relacionada à área de transferência, emitindo um alerta sempre que um aplicativo tentar acessar as informações salvas na função. O usuário poderá permitir, permitir por um período de tempo definido ou ainda recusar o acesso.
A segunda lida com a localização, dando aos apps acesso apenas a uma estimativa da região, ao invés da localização precisa. Muitos deles não requerem alta precisão, o que aumentará a privacidade dessa maneira.
Por fim, a última mudança ocorreu no navegador, que bloqueia downloads automáticos de sites suspeitos e modifica a maneira como o rastreamento de internet é feito.
App para listas e mapa mental
A MIUI 12 também recebe um outro recurso, que é um aplicativo nativo de notas. Além da função padrão, também será possível criar listas que podem ser expandidas e até mesmo desenvolver um mapa mental.
Também será possível desenhar e criar doodles com facilidade por meio de uma ampla gama de ferramentas de desenho e pintura.
Outras mudanças
A Xiaomi promete que a nova versão de sua interface oferece ganhos significativos em diversas áreas, incluindo 32% de redução no uso de memória, com 17% de redução no consumo, além de queda de 40% no consumo com os Super Wallpapers ativados.
E quando estará disponível?
A Xiaomi não comunicou exatamente quando a MIUI 12.5 chegará a todos os usuários. Mas é esperado que a atualização seja entregue entre janeiro e fevereiro de 2021.