A Xiaomi apresentou em dezembro a MIUI 12.5, que já foi disponibilizada em fase beta para os consumidores chineses. A nova versão da interface trouxe otimizações e recursos interessantes como a MIUI+, para combater o Your Phone.
Depois de dois meses, a Xiaomi começou a recrutrar usuários para os testes da versão global da MIUI 12.5, sendo que os aparelhos Mi 10T Pro e o Redmi Note 9T puderam testar a interface em primeira mão.
No entanto, o site NotebookCheck revelou que os usuários da interface global não estão muito satisfeitos com a interface. Tudo isso é devido a versão global não contar com tantas otimizações ou recursos quanto a versão chinesa da interface.
Para efeito de comparação, a versão chinesa tem queda de 35% no uso de memória em segundo plano e redução de 25% no consumo de energia. Já a versão global conta com apenas 22% na queda do uso de memória e 15% no consumo de energia, diferenças significativas de 13% e 10%, respectivamente.
Se formos falar dos recursos globais, a situação se torna ainda mais complicada. Os mercados estrangeiros receberam os Super Wallpapers, as melhorias no app de notas e menos bloatware. Porém, as mudanças no sistema de animações, alguns recursos de privacidade, os sons da Natureza e até mesmo a MIUI+ são exclusivas da China.