A Google oficializou o Android 12 durante o evento anual I/O, voltado para os desenvolvedores. A edição realizada esse ano foi feita online por conta da pandemia.
Logo abaixo, vamos comentar um pouco sobre cada um dos destaques da nova versão do sistema operacional:
Índice
Customização visual
Tivemos algumas mudanças no design do sistema, com mais opções de personalizações da paleta de cores do sistema nos smartphones da linha Pixel.
É possível adaptar a tonalidade predominante de todo o software de acordo com a imagem escolhida para papel de parede. As animações também estão mais leves e suaves, ao apertar o botão de ligar a tela, a luz sai na direção do botão até acender toda a tela.
De acordo com o Google, essas melhorias de visual também resultarão em maior eficiência da CPU, com 22% de ganhos em desempenho.
Privacidade e segurança
Também tivemos mudanças envolvendo privacidade e segurança, onde será exibido diretamente na barra de notificações os recursos do sistema que os aplicativos estão usando em tempo real.
Assim será possível reconhecer um app que está usando a câmera ou microfone no momento em que isso está acontecendo. Além disso, será possível ter o controle e restringir de forma mais fácil essas permissões dos aplicativos.
O usuário também contará com uma dashboard que entregará mais detalhes a respeito de uso de localização nos aplicativos, além de uma opção para o menu de Configuração Rápida.
Widgets
Na parte dos Widgets, temos uma padronização para torná-los mais simples, com a possibilidade de customizar dentro das opções do sistema. O usuário também poderá unir os aplicativos de mensagem em um mesmo espaço de conversas, para facilitar o acesso aos chats.
Também será possível criar um card com nome e detalhes do contato, como aniversário, notificação de mensagem e outras informações. Os cards ganham um formato de retângulo com pontas de semicírculo.
Beta do Android 12
A Google já disponibilizou o beta público do Android 12 para quem está interessado. Porém, isso só aplica aos modelos da linha Pixel e para celulares das fabricantes parceiras.
Entre as marcas temos: ASUS, OnePlus, OPPO, realme, Sharp, Tecno, TCL, vivo, Xiaomi e ZTE.