O Windows 11 é o novo sistema operacional da Microsoft, que chegará gratuitamente aos usuários do Windows 10 a partir do fim do ano. Ele chega com novidades importantes, além das mudanças visuais que foram apresentadas com o sistema.
A Microsoft mostrou o modo HDR automático, para realçar os gráficos de jogos. Também foi apresentado o DirectStorage para carregamentos rápidos via SSD, mas os demais destaques comentaremos abaixo.
Índice
Interface
A interface agora é mais moderna, e segundo a Microsoft, o design promove telas translúcidas, janelas com cantos arredondados, nova iconografia e um aspecto mais limpo.
O Menu Iniciar agora é centralizado, e o novo sistema conta com suporte a temas, oferecendo tanto versões escuras como claras para personalizar a visualização do sistema operacional, de acordo com as preferências do usuário.
Nova Microsoft Store
A loja de aplicativos vai ganhar um visual reformulado, com uma nova interface e um visual mais moderno. Os desenvolvedores poderão coletar 100% das receitas dos seus aplicativos dentro da plataforma.
Mas a grande novidade envolve a possibilidade de buscar e instalar aplicativos do Android no Windows 11. Por conta disso, os aplicativos serão executados de forma nativa dentro do sistema operacional, sem precisar de emuladores.
Games
O Windows 11 também traz algumas novidades para o publico gamer, sendo a primeira delas o Auto HDR. Com isso, temos a tecnologia HDR em games que foram lançados no mercado sem o recurso, realçando cores e contraste de forma significativa em telas que suportam a reprodução com maior profundidade de cor.
Outro recurso interessante é a tecnologia DirectStorage da Microsoft, que trabalha em conjunto com um SSD NVMe para fornecer carregamentos muito mais rápidos em games
Produtividade
O Microsoft Teams será integrado ao Windows 11, também teremos um novo painel de widgets completamente personalizável, em que o usuário poderá definir itens importantes para visualização rápida, como previsão do tempo, noticiário, cotações etc.
O usuário terá um maior controle das áreas de trabalho virtuais, permitindo definição de pontos e padrões de fixação de janelas.
Disponibilidade
O Windows 11 deve começar a chegar aos computadores compatíveis no final de 2021, gratuita para usuários que trabalham com o Windows 10 no PC. No entanto, existem requisitos mínimos no Windows 11 para que o sistema funcione nos computadores.
Para os usuários que possuem uma máquina incompatível, a Microsoft sugere continuar usando o Windows 10.