Recentemente, vemos que a indústria de e-readers, dispositivos desenvolvidos para a leitura de e-books ou livros no formato digital, tem crescido bastante. Tanto que no ano de 2021 tivemos muitos lançamentos nesse segmento, tanto de startups quanto de empresas já consolidadas.
E pensando nisso, desenvolvemos um artigo sobre as principais opções presentes no mercado, sendo os principais e-readers lançados no ano de 2021.
Índice
Amazon Kindle

A Amazon conta com a sua linha Kindle, e entre eles temos o Kindle Paperwhite 4, lançado em 2018, como um dos melhores custo-benefício da linha. Existem rumores de que teremos uma nova geração com tela E INK na tecnologia Cell E-paper, que oferece maior nitidez e um comando para passar a página mais rápido.
Mas quanto a confirmação disso, teremos que aguardar um pouco mais.
Boyue

A Boyue aproveitou o ano de 2021 para atualizar a sua linha de leitores de e-books, sendo apresentados os modelos Likebook P6, Likebook P78 e Likebook P10. Os modelos contam com uma boa relação custo-benefício, mas apenas o P10 tem função de anotação.
Hisense

A Hisense não desenvolve dispositivos exclusivos para a leitura de e-books, os chamados e-readers. Porém, os smartphones da empresa contam com telas preto e branco que utilizam a tecnologia E INK.
Um exemplo disso é o Hisense A7 CC, que conta com um display colorido E INK Kaleido 2 de 6,7 polegadas.
Barnes and Noble

A empresa desenvolveu o e-reader Nook Glowlight 3, que foi lançado em 2017 e em breve receberá uma nova atualização. Por isso, não poderia deixar de ser mencionada aqui nesse artigo.
Fujitsu
A Fujitsu lançoiu dois novos e-readers em 2021, sendo a segunda geração dos leitores Quaderno A5 e Quaderno A4. Eles contam com uma tela com tecnologia E INK Carta 1250, o A5 tem um display de 10,3 polegadas e o A4 tem um de 13,3 polegadas.

Graças a essa tecnologia, temos uma latência menor quando o usuário realiza anotações ou desenha na tela. O ponto negativo é que os dispositivos só estão disponíveis no Japão, então quem quiser adquiri-los vai ter que importar.
Kobo

A Kobo também segue atualizando o seu catálogo de leitores de e-books, e no meio de 2021 lançou o novo e-reader Kobo Elipsa. O modelo é o primeiro com caneta que permite ao usuário escrever e desenhar na tela ao ler um livro ou documento, no entanto, o Kobo Forma continua sendo um dos principais aparelhos.
Onyx Boox

A Onyx Book lançou em 2021 o Nova 3 Color, que é considerado por muitos o melhor e-reader de tela colorida do mundo. O produto entrega uma configuração robusta e estável, além de receber atualizações de sistema de maneira constante.
Temos uma tela de 7.8 polegadas e modos de velocidade para aprimorar o funcionamento dos aplicativos.
Pocketbook

A Pocketbook lançou em 2020 o Pocketbook Color, já em 2021 tivemos a chegada do InkPad Color com tela de 7,8 polegadas e sistema operacional o Linux e o Pocketbook InkPad Lite com tela de 9,7 polegadas.
Sony
A Sony lançou seu primeiro e-reader há muitos anos atrás com tela E INK, mas a divisão norte-americana fechou e a equipe acabou diminuindo.
A divisão de e-readers se tornou um OEM, se fundindo com a Linfiny e depois disso tivemos o lançamento do DPT 2.0, que a Fujitsu licenciou para a linha Quaderno que já mencionamos por aqui.
Reikstone

A empresa inovou por lançar uma nova geração de displays de papel eletrônico: o DES Slurry. A tela consegue fornecer mais cores do que a tecnologia de display colorido E INK, além de ser capaz de desligar completamente a as cores e exibir somente preto e branco. O e-reader Reinkstone R1 é o primeiro modelo com tela DES Slurry.
Pine

A Pine é uma empresa chinesa de eletrônicos, que também conta com um leitor de e-books com tela E INK: o PineNote. O e-reader vem com uma versão customizada do Linux, com display de 10,3 polegadas e um hardware interno bem potente.
TOPJOY

A Topjoy também usa telas DES Slurry, e entre os modelos temos a linha de e-readers Topjoy Butterfly com dois leitores. O primeiro conta com um display de 6 polegadas, e o segundo possui uma tela de 7,8 polegadas com uma camada EMR, além do suporte a caneta para anotações.
A tela de ambos pode alternar entre o modo colorido e o modo preto e branco, atingindo 300 PPI em preto e branco e 150 PPI em cores.