O novo sistema operacional Android 14 está chegando e a versão prévia para desenvolvedores já está disponível. Assim, temos os primeiros relatos sobre suas novas funcionalidades estão aparecendo na internet.
Recentemente, Mishaal Rahman, descobriu uma nova função que promete ser uma mão na roda para os usuários que querem se livrar de aplicativos indesejados em seus celulares.
A nova função chamada de Background Install Control (Controle de Instalação em Segundo Plano) ajuda a detectar os aplicativos instalados pelas fabricantes e operadoras de telefonia em seus dispositivos e permite a remoção segura desses aplicativos.
Embora esses aplicativos pré-instalados tenham a intenção de aumentar as funcionalidades do sistema, nem todos os usuários gostam de ter seus dispositivos carregados com software desnecessário.
Infelizmente, mesmo quando você adquire um celular sem contrato com as operadoras, ao inserir um cartão SIM em seu dispositivo com Android, vários aplicativos da operadora começam a ser instalados automaticamente, ocupando uma grande quantidade de armazenamento sem sequer pedir permissão ao usuário.
De acordo com Rahman, a nova função ainda está escondida sob várias camadas de proteção, provavelmente devido à fase prematura do Android 14. Para acessá-la, é preciso habilitá-la nas configurações especiais para desenvolvedores, dentro de um menu projetado para acesso antecipado.
A função é chamada de “Aplicativos Instalados em Segundo Plano” nas configurações “Spa” do Android 14. Ao acessar o menu, uma mensagem será exibida informando que a fabricante ou a operadora pode instalar aplicativos em segundo plano e que todos os aplicativos listados ali não são necessários para o funcionamento normal do dispositivo.
A chegada da função Background Install Control vem como uma boa notícia para os usuários que desejam ter um dispositivo mais limpo e sem aplicativos indesejados.
É uma grande vantagem para aqueles que querem aproveitar ao máximo o Android 14 e suas novas funcionalidades.